Saúde /

13 de Dezembro de 2010 16h00

Combate ao mosquito da dengue é redobrado no período de chuvas

13/12/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

A Prefeitura de Cuiabá desenvolve uma parceria com a comunidade ao combater a epidemia mais preocupante no período das chuvas, a Dengue. O mutirão “Todos Contra a Dengue”, realizado pela Prefeitura e Secretarias municipais, já passou pelas quatro regionais da capital, e nos próximos dias 15 e 16, (quarta e quinta-feira) atenderá aos bairros; Altos da Glória, Três Barras, Jardim Umuarama, Tijucal setor IV, Pedregal, Barro Duro, Capão do Gama e Cohab Nova.      

Segundo o gerente de Terrenos Baldios, Antônio Carlos de Oliveira, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está em conjunto com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária realizando durante todo o mês de dezembro um arrastão pelas ruas da capital.  “A população deve ficar atenta nesta época de chuvas para o combate ao mosquito da dengue, que se prolifera em locais com água parada e com muitos entulhos, como terrenos baldios. Só no mês de novembro a Secretaria contabilizou 61 notificações de terreno baldio, 11 notificações de construção de calçadas irregular e  duas por corte irregular de árvores ”.

O Diretor da pasta de Gerenciamento Urbano, Raymundo Ferreira Souza Filho,  informou  que todas as autuações contra terrenos baldios valem por cinco anos. "Quem estiver colocando em risco a saúde coletiva pode ser alvo de multa, se não sanar a irregularidade dentro do prazo dado pelo poder público". Além disso, o proprietário que não deixar o terreno limpo e cercado recebe uma notificação e tem 30 dias para resolver o problema. Depois desse período, os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente voltam ao local para uma nova vistoria. Caso o espaço não esteja em ordem, é emitido o auto de infração.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, é aconselhável que os proprietários se antecipem às denúncias e a ação das equipes de fiscalização, verificando os imóveis ao menos uma vez por mês. Entre as grandes dificuldades para se combater esta epidemia, é a procura pelos proprietários dos terrenos, que não informam seu endereço particular. ”O Cadastro de terrenos novos na Prefeitura é feito por meio do endereço particular do proprietário”, explicou.

Ele disse ainda que “a população é a maior aliada da Prefeitura para manter a ordem e a limpeza na cidade, e prevenir doenças como a dengue. Os terrenos baldios de toda Cuiabá são fiscalizados pela Diretoria de Gerenciamento Urbano e as denúncias podem ser formuladas pelo telefone 3645-6110. A população também pode ajudar, não jogando lixo nos terrenos baldios. Faça também a sua parte”, exortou o secretário.

 

Cuidados com a Dengue:

Não deixar utensílios como baldes, carrinhos de mão, pneus, tampas, latas e garrafas a céu aberto.

A Limpeza do terreno deve incluir:

 Roçar ou capinar

 Remover os entulhos e o lixo existente

 Manter a calçada (passeio) limpa, conservada e com condições de trânsito para o pedestre

 Drenar (quando necessário) e  cercar o imóvel

 Evitar que o local se torne viveiro de ratos e insetos

 

Denúncias de Terrenos Baldios: 3645-6110

Mais Informações:
3645-6101.