Saúde /

24 de Abril de 2013 11h15

Clínica odontológica do Verdão atenderá moradores de 56 bairros

24/04/2013

Renata Neves - 3645-6054

Moradores de 56 bairros da região Oeste de Cuiabá voltaram a contar com atendimento odontológico gratuito de qualidade após a reinauguração da clínica odontológica do Verdão, realizada na manhã desta quarta-feira (24).

O local ficou fechado durante 10 meses. As obras de reforma, iniciadas no ano passado, foram retomadas e concluídas na gestão do prefeito Mauro Mendes.

A diarista Valmira Vicente de Souza, 42, esteve na clínica em busca de atendimento e elogiou o serviço oferecido.

“Sempre fui muito bem atendida aqui e fico contente de a clínica ter voltado a funcionar”, disse.

A clínica oferece serviços de restauração, extração, endodontia (canal), pediatria, biópsia, cirurgias, limpeza, tratamentos de gengiva, confecção de próteses de dentadura e próteses removíveis e plantão odontológico durante 24h, inclusive aos domingos. Os atendimentos são oferecidos a bebês, crianças, adultos e idosos.

No total, 22 dentistas atendem no local, sendo oito no plantão, sete no período da manhã e sete no período da tarde. Em média, 60 pacientes são atendidos diariamente durante os plantões.

“Hoje é um dia de muita alegria. A clínica funcionará durante 24h e atenderá cerca de 200 mil pessoas. Durante os próximos meses, outras clínicas odontológicas e policlínicas também serão recuperadas. Na saúde precisamos de disposição e boa vontade para promover melhorias e é o que estamos fazendo”, declarou o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares.

A coordenadora da clínica, Hellen Correia da Costa, ressaltou os benefícios que os moradores da região terão com a reabertura da unidade. 

“Estamos muito felizes por estar de volta. Durante os 10 meses em que a unidade ficou fechada, os plantões eram realizados na clínica do bairro Dom Aquino, mas lá não tinha estrutura suficiente para abrigar todos os profissionais”, disse ela. “Após a reforma da clínica do Verdão, oferecemos à população uma excelente estrutura e, com isso, poderemos ampliar os atendimentos”.

Além dos atendimentos, o local também oferece suporte para realização de exames e acompanhamento de crianças por meio do programa “Escola com Saúde”.

O coordenador de saúde bucal de Cuiabá, José Ricardo de Amorim Santana, ressaltou a importância de cuidar da saúde bucal.

“A saúde começa pela boca. A manutenção de saúde bucal de gestantes, por exemplo, pode reduzir em até 50% a ocorrência de partos prematuros. Além disso, evita inflamações nas articulações e diminui a quantidade de internações em UTI Neonatal”, disse José Ricardo.

Em Cuiabá há atualmente 10 clínicas odontológicas. Destas, três contam com plantões 24 horas. São elas: Verdão, Coxipó e CPA I.