Saúde /

13 de Novembro de 2013 15h05

Clínica da Família já atendeu mais de 200 pessoas em 10 dias

13/11/2013

Euziany Teodoro


A Clínica da Família, inaugurada pelo prefeito Mauro Mendes no dia 05 de novembro, já realizou 200 consultas após 10 dias de funcionamento. A unidade atende os bairros CPA 1, CPA 2 e Jardim Centro América, totalizando uma abrangência de aproximadamente 25 mil pessoas.

 

As consultas são realizadas por três médicos, nos períodos matutino e vespertino, sendo que cada um atende 12 pessoas em cada período. As consultas devem ser agendadas no dia anterior. Além delas, outros atendimentos foram realizados, como aferições de pressão e outros exames preventivos, que totalizaram 380 desde a inauguração.

 

Além dos atendimentos, a unidade também é responsável por atividades de educação em saúde. Nove ações já foram realizadas no período da manhã, quando a Clínica da Família conta com maior concentração de pessoas. Os moradores foram orientados sobre prevenção de doenças e qualidade de vida.

 

De acordo com o coordenador da unidade, o enfermeiro Marcelo Padilha, a expectativa é de que muito mais pessoas sejam atendidas, após os primeiros dias de atividade. “Por enquanto, as pessoas ainda estão espalhando a informação de que a clínica está em pleno funcionamento. Até o fim deste mês deveremos alcançar a média de atendimento mensais, prevista para chegar a duas mil consultas”, explicou.

 

Uma grande ação foi realizada no último sábado (09) para cadastrar os moradores dos três bairros a serem atendidos pela Clínica. Estudantes dos cursos de saúde da UFMT, assim como voluntários de outras unidades da rede municipal de saúde, compareceram. Juntos, realizaram o cadastro de aproximadamente 60% das famílias da região.

 

Uma nova data será marcada para que o cadastro cubra 100% das residências. Os moradores que ainda não foram cadastrados podem comparecer à unidade com os documentos de identificação e comprovante de endereço.

 

Estrutura

 

A Clínica da Família está localizada onde antes funcionava a Policlínica do CPA 1, na Rua Óbidos, s/nº. A unidade conta com Sala da Mulher, brinquedoteca, vacinação, exames laboratoriais, raio-x, fisioterapeuta, profissional de educação física, nutricionista, assistente social, além de oferecer atendimento médico nas áreas de ginecologia, obstetrícia, psiquiatria, urologia, clínica-geral, entre outras especialidades.

 

No local foi instalado um Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O principal objetivo é levar o atendimento para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.

 

A estratégia do Programa de Saúde da Família é priorizar as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde, ou em casa, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes do PSF.

 

O atendimento na unidade é das 7h às 11h e das 13h às 17h.