Saúde / Reabertura

02 de Julho de 2014 15h29

Centro de Saúde Paiaguás reabre para atendimento à população

02/07/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Arquivo

Dona Idalina de Queiroz Lima, de 85 anos, se emociona ao falar da felicidade que está sentindo pelo fato do Centro de Saúde Paiaguás voltar a atender a comunidade depois de um ano fechado para reforma. Com lágrimas nos olhos, ela disse que sofreu demais com a distância que tinha que percorrer até a outra unidade para receber atendimento médico. "Mas hoje estou feliz, muito feliz pelo posto voltar pra cá. Estou feliz demais", completou.

O Centro de Saúde Paiaguás foi entregue na manhã desta quarta-feira (02) para a população cuiabana pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, depois de passar por reforma que teve o prazo de entrega alterado devido a dificuldades burocráticas nos contratos com as empresas. 

A presidente do bairro Residencial Paiaguás, Maria das Graças dos Santos, mais conhecida como Chica, ressaltou a importância da entrega da unidade para a comunidade da região. "Não achávamos que iria demorar tanto a entrega, mas sabemos que houve alguns problemas de burocracia. O importante é que o prédio foi entregue e que os médicos já irão começar a nos atender. Agradeço o atendimento que recebemos no Centro de Saúde Alvorada enquanto o prédio não ficava pronto. Mas agora voltamos", se emocionou Maria das Graças.

Para a enfermeira responsável pelo Centro de Saúde, Joyce Regina da Silva, "é ótimo voltar para casa. Só de voltarmos para a nossa unidade já tem muita diferença. É aqui que passamos a maior parte do nosso dia então é nossa casa, é a casa da gente e estamos muito felizes por estarmos de volta". Ela explicou que na tarde desta quarta-feira já seria iniciado o atendimento de Ginecologia e de Clínico Geral e na quinta-feira, Pediatria. "Clínico geral estamos marcando de manhã para o atendimento no mesmo dia. Já pediatra e ginecologia é de um dia para outro", completou.

O secretário-adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde e médico da Saúde da Família, Fernando Antônio Santos e Silva, falou sobre a importância de se ter uma unidade de saúde perto de casa. "As pessoas da comunidade passam a conhecer quem os atende, com quem eles marcam a consulta, quem é o médico que vai atendê-los, quem os recebe com sorriso. E a saúde já começa por aí". Silva também agradeceu o empenho das equipes da Secretaria de Saúde para que a unidade fosse entregue e também às lideranças de bairro, que cobraram a entrega do prédio. "Este é um dever da Secretaria, levar saúde para a população. E estávamos em débito com esta comunidade. Realmente tivemos dificuldades burocráticas para terminar esta unidade, mas conseguimos. Queremos transformar este Centro de Saúde é Programa da Saúde da Família no ano que vem, por que acreditamos ser uma forma melhor de atender o povo e com isso trazer também para cá uma clínica odontológica", concluiu.

O evento de reabertura do Centro de Saúde Paiaguás também contou com a presença do vereador Adevair Cabral, que elogiou a gestão municipal da saúde pelo trabalho que vem sendo realizado na atenção básica. "A Atenção Básica está indo muito bem, não há falta de médicos e também não faltam medicamentos. As unidades que precisam estão passando por reforma e a população tem sido atendida", salientou. Ele também ressaltou a provação pela Câmara Municipal da criação de 400 novos cargos de agente comunitário de saúde.