Saúde /

15 de Outubro de 2013 16h45

Campanha "Outubro Rosa" prossegue com palestras sobre prevenção do câncer

15/10/2013

J.C Patrício

As atividades relativas à campanha “Outubro Rosa” continuam sendo desenvolvidas nas unidades básicas de saúde de Cuiabá com o objetivo de despertar as mulheres para a necessidade da realização dos exames preventivos de câncer.

Nesta quarta-feira (16), a comunidade da região do Campo Velho terá a oportunidade de debater o tema e receber orientações no Centro de Saúde do bairro. Na parte da manhã, a partir da 8h, as palestras serão sobre câncer de mama e de colo de útero e na parte da tarde, sobre tireoide.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Arlete Maria de Sá Lima, reforça que os exames de colpocitologia oncótica estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá (PSFs e centros de saúde), que também realizam ações de educação em saúde durante todo o ano. Segundo ela, a partir do início da atividade sexual toda mulher precisa fazer os exames preventivos.

O câncer de colo de útero é o segundo mais comum entre mulheres no mundo. Anualmente são registrados 471 mil novos casos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Mato Grosso registrou 510 casos em 2012. Somente em Cuiabá, foram 120 casos.

A realização do exame é imprescindível para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de possíveis neoplasias e outros agravos.

A campanha “Outubro Rosa” chama a atenção para a necessidade de se antecipar ao surgimento de sintomas, colocando à disposição das mulheres os serviços disponíveis para o atendimento preventivo e promocional da saúde.