Saúde / Outubro Rosa

01 de Outubro de 2014 17h04

Campanha Outubro Rosa na saúde municipal teve início no USF Residencial Coxipó

01/10/2014

DANIELE DANCHURA

Daniele Danchura - Assessoria/SMS

Arquivo

Começou nesta quarta-feira (1°) a campanha Outubro Rosa de prevenção e combate aos canceres de mama e de cólo de útero

A campanha "Outubro Rosa", realizada nas unidades de saúde municipal para prevenção e combate aos cânceres de mama e de colo de útero, teve início na manhã desta quarta-feira (1°) na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Residencial Coxipó. Dezenas de pacientes da unidade participaram da abertura e receberam orientações sobre como prevenir os cânceres e também ouviram depoimentos de quem já superou a doença.

O secretário municipal de Saúde, Werley Peres, enalteceu a iniciativa e o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde, em sua maioria mulheres. "Todos os anos durante a campanha do Outubro Rosa sempre é dado ênfase ao câncer de mama, mas este ano a Secretaria Municipal de Saúde também está enfatizando o câncer de colo de útero que só é possível detectar por meio de exames. Por isso é tão importante iniciativas como esta campanha. As unidades de saúde estarão sempre abertas para que todos possam sempre se cuidar e prevenir", enfatizou. Peres completou sua fala enaltecendo o trabalho dos agentes de saúde. "A maioria é mulher e são o elo de ligação da unidade com a população, por isso o trabalho delas é tão importante e essencial para a saúde municipal", concluiu.

"Dói o exame, mas dói mais ainda a doença", alertou a médica ginecologista Ângela Aparecida Siquimelli em sua palestra sobre o câncer de mama. Ela enfatizou que o objetivo da campanha é fazer com que as mulheres procurem as unidades de saúde para buscar a prevenção. "É preciso trazer as pessoas para perto das unidades de saúde, pois quanto mais cedo a doença for descoberta, mas chances de cura. Temos que tratar antes de ficar doente. Se o nódulo encontrado tiver menos de dois centímetros, a chance de cura é de 90%. Nós queremos que vocês vivam e vivam com qualidade", ressaltou.

Entre uma palestra e outra, a animação do evento ficou por conta da agente comunitária de saúde, Miriam Fernandes que, de posse de um violão, entoou a música "Cor de Rosa Choque" da cantora Rita Lee. "Acho que essa música tem tudo a ver com a campanha, por isso a escolhi".

Em seguida, o médico da unidade de saúde da família Residencial Coxipó, Nabih Fares, falou sobre a prevenção do câncer do colo do útero por meio do exame preventivo. "Popularmente nós conhecemos o exame de prevenção do câncer de colo uterino como preventivo ou papanicolau. Este exame é muito importante para detecção precoce do câncer, que é causado principalmente pelo vírus HPV e pela iniciação sexual precoce". Ele lembrou que todas as mulheres, entre 25 a 64 anos, que possuem vida sexual ativa ou que já tiveram precisam fazer o exame. "Hoje na rede pública já existe a vacina contra o HPV para as meninas a partir de 11 anos, contra os vírus 16 e 18, que causam 70% dos cânceres de útero. A vacina irá prevenir o câncer daqui pra frente nas meninas que ainda não tiveram iniciação sexual, mas para as outras mulheres, é importante usar preservativo", completou.

Duas pacientes que já passaram pela experiência de descobrir o câncer deram seus depoimentos. "Eu descobri a lesão no colo do útero em 2011 durante um exame. Fazia todos os anos, uma vez por ano, o exame de rotina aqui na unidade de saúde mesmo e daí deu alterado por causa do HPV. Fui encaminhada para a policlínica do Coxipó, fiz a biópsia e depois a conização, que é a retirada do local onde há a lesão. Hoje estou bem, faço o exame de seis em seis meses. No começo fiquei muito abalada, mas recebi o apoio dos profissionais da saúde daqui da unidade, que iam me visitar durante os 40 dias que fiquei de repouso. Por isso, recomendo que todas façam o exame, pelo menos uma vez por ano", ressaltou Sílvia Helena Gotara, de 39 anos.

No caso da senhora Amair Aparecida dos Santos, de 57 anos, o câncer descoberto foi o de mama. "Sempre fiz o autoexame, mas nunca deu nada porque os nódulos eram muito profundos. Somente através da mamografia que foi detectado que eu tinha cinco nódulos. Fiz todos os procedimentos e a cirurgia de retirada da mama direita. Sempre fui muito amparada pelas equipes de saúde. Eu cheguei a colocar a prótese, mas os pontos abriram e tive que retirar. Hoje uso paninho pra preencher o sutiã e não me sinto mutilada, por que estou viva e é isso que importa. Ainda ficarei em tratamento por cinco anos, mas os incômodos já passaram. Deixo aqui um alerta: procurem a saúde, façam seus exames, não fiquem somente no autoexame", concluiu.

Confira a programação para o mês de outubro em algumas unidades:

Dia 8: palestra sobre a importância do CCO e da mamografia - PSF Jardim Industriário I - às 7h30. Todas as terças-feira (período vespertino) e as quartas-feiras (integral) haverá coleta de CCO.

Dia 20: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Coivaras (abrangência PSF Aguaçu)

Dia 21: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Centro de Saúde Cidade Verde

Dia 22: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Rio dos Peixes

Dia 22: palestra e coleta de exames - a partir das 8 horas - Centro de Saúde Quilombo

Dia 23: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Coxipó do Ouro (PSF Rio dos Peixes)

Dia 24: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - Extensão Barreiro Branco (PSF Rio dos Peixes); PSF Santa Amália e PSF Jardim Araçá

Dia 30: palestra e coleta de exames - a partir das 7 horas - PSF Aguaçu