Saúde / Poliomelite e Sarampo

31 de Outubro de 2014 09h11

Campanha de vacinação contra Poliomelite e Sarampo terá início dia 10 em Cuiabá

31/10/2014

DANIELE DANCHURA

divulgação

Arquivo

Começa no dia 10 de novembro a campanha de vacinação contra a Poliomelite e o Sarampo em Cuiabá. A meta para 2014 é vacinar 38.124 crianças contra poliomelite, e desse total, 33.832, também deverão receber a vacina contra o sarampo até o dia 28 de novembro, quando será encerrada a campanha. Deverão ser vacinadas crianças de seis meses a 4 anos. O lançamento do início da campanha será na Unidade de Saúde da Família (USF) Areão, às 8h.

A campanha nacional terá início no dia 8 de novembro, mesmo dia em que será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com isso a Coordenadoria Especial de Rede Assistencial de Vigilância, Doenças e Agravos resolveu postergar o início da campanha municipal. "Muitos de nossos funcionários e, consequentemente, pais e responsáveis pelas crianças da nossa população-alvo, também estarão mobilizados no Exame, e assim a capital não conseguirá atingir a meta de vacinação para esta campanha, por isso adiamos para dar início na segunda-feira, dia 10", explicou a responsável técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Claudia Soares de Souza.

Apesar das vacinas já estarem disponíveis na rede pública a partir do dia 10, o Dia D será no dia 22 de novembro (sábado) em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá, com atendimento das 8 às 16h30. "Lembrando que no dia 29 de novembro, o sábado seguinte, as unidades básicas de saúde também estarão abertas para realizar a vacinação. "Faremos dois sábados seguidos para que os pais que trabalham e não podem levar seus filhos para vacinar durante a semana os levem no sábado", ressaltou Claudia.

Este é o 35° ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e o 25° ano sem a doença no país, estando livre do poliovirus desde 1990. Ao todo serão 4.292 crianças de seis a 11 meses e 33.832 de um a quatro anos. Essas últimas também deverão receber a vacina contra o Sarampo.