Saúde /

04 de Maio de 2012 08h45

Campanha contra a gripe começa neste sábado, em Cuiabá

04/05/2012

Assessoria/Saúde/Cuiabá-(65) 3617-7379

Inicia-se neste sábado (05-05) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Cuiabá, com encerramento das atividades no próximo dia 25. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, às 8h30m, no Centro de Convivência para Idosos Pe. Firmo Pinto Duarte, situado à Avenida Beira Rio, nº 5.100, no bairro Porto.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, afirmou que a meta do município de Cuiabá é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo prioritário, o que representa aproximadamente 58.415 pessoas, do total de 73.019.

Segundo Ivaneti Laura Fortunato, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, a Campanha Municipal de Vacinação contra o Vírus da Influenza (gripe) tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pelo vírus influenza na população de 60 anos (ou mais) e nos trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a influenza.

Incluem-se ainda nesta campanha crianças na faixa etária de 6 meses a 01 ano 11 meses e 29 dias(2 anos) e gestantes do município de Cuiabá. A técnica Marizaura Soares da Rocha, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Cuiabá), explicou que esta campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações, com o slogan "Vacinação para quem  precisa de mais proteção. “Trata-se de um direito assegurado pelo SUS", parceria entre as secretarias municipais/estaduais, SUS e o Ministério da Saúde”.

Ao todo, serão 69 equipes atuantes nos Postos de Saúde da Capital, cada equipe com cerca de seis pessoas, número que poderá ser maior, calcula Marizaura. “O importante é que o trabalho de vacinação será desencadeado de forma abrangente, a fim de promover cobertura total no município".*Ver quadro abaixo sobre a adesão da população de 60 anos (ou mais) à vacinação no Brasil, Mato Grosso e Cuiabá:

Confira Tabela