/ Dia das crianças

06 de Outubro de 2014 15h48

Campanha arrecada brinquedos para crianças atendidas no Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Saúde

06/10/2014

DANIELE DANCHURA

Emanuelle Rigoni

A Prefeitura de Cuiabá está arrecadando brinquedos que serão distribuídos às crianças atendidas no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A festa em comemoração ao Dia das Crianças será realizada no dia 10 de outubro, a partir das 8 horas.

Atualmente, 336 crianças até 17 anos estão cadastradas no SAE e recebem acompanhamento para detecção dos vírus da Aids e de outras DSTs, como as hepatites B, C, HPV, Herpes e Sífilis. No caso do vírus HIV, elas são acompanhadas até os dois anos, período em que a imunidade da mãe ainda é reconhecida no sangue da criança. Em relação ao HPV, a herpes e a sífilis, as crianças recebem o tratamento até a cura, e para as hepatites B e C, o tratamento é para toda vida.

"Quem tiver interesse em doar os brinquedos para que possamos festejar com essas crianças no dia 10, pode levar as doações na Coordenação do Programa DST/Aids, que fica na Diretoria de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá até esta quinta-feira (09). Já conseguimos algumas doações, mas ainda são poucas devido a grande quantidade de crianças que atendemos", explicou o coordenador do Programa, Bertoni Gabriel da Silva.

Mais informações pelo telefone 3614-7394.

No SAE (Serviço de Assistência Especializada) são atendidos e cadastrados os clientes com diagnóstico positivo para HIV, Hepatite B e C, Sífilis ou qualquer outra DST que vier encaminhado pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Este cliente é acolhido pelo profissional de enfermagem, que depois encaminha aos demais profissionais, como: Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista, Médica Infectologista, Farmacêutica e Ginecologista (se necessário), para um atendimento multidisciplinar. Os portadores de DST/AIDS e Hepatites Virais possuem todo acompanhamento clínico necessário através de uma equipe multidisciplinar, tendo acesso a medicação retroviral e suporte alimentar.