Saúde / Avaliação

18 de Junho de 2014 13h00

Câmara Temática avalia positivamente atendimentos de saúde durante a Copa

18/06/2014

DANIELE DANCHURA

Desde o início da Copa do Mundo até o dia 17 de junho foram realizados 325 atendimentos de saúde em todos os postos médicos utilizados durante o evento. Os dados são do Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS). A Câmara Temática da Saúde para a Copa avaliou como positivas as ações realizadas até o momento em Cuiabá, assim como a organização e a estrutura montada para os atendimentos.

O coordenador da Câmara Temática, médico Fábio Liberalli Wessheimer, explicou que tudo o que foi pensado para a área da saúde durante a realização dos jogos da Copa 2014 em Cuiabá está sendo executado. "Estamos avaliando como positiva a organização que a saúde pensou e executou. As demandas estão sendo atendidas com sucesso e resolutividade, de maneira rápida, precoce e precisa", ressaltou.

Segundo Wessheimer, as pessoas estão procurando atendimento médico ao menor sinal de que não estão bem. "Como o acesso a saúde está facilitado, assim que começam a se sentir mal, com dores de cabeça, tontura, ou outro sintoma, elas já procuram ajuda no Posto Médico. Apesar de todas as dificuldades, o saldo está sendo positivo graças ao empenho de todos os servidores da saúde que não tem medido esforços para realizar um bom trabalho", completou. Cerca de 1.500 pessoas estão trabalhando na área da saúde durante a realização da Copa 2014.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS), o maior número de registros é no Posto Médico Avançado (PMA), localizado na Arena Pantanal, em dia de jogo, sendo que nessa terça-feira (17) foram realizados 93 atendimentos, sendo 57 de torcedores e 23 de trabalhadores. Apesar do grande número de pessoas que estiveram presentes no Fifa Fan Fest ontem (17), foram registrados apenas 31 atendimentos, sendo 25 de torcedores e seis trabalhadores. No dia 16, foram registrados 16 atendimentos, também no Fan Fest.

Os demais atendimentos, nos dias 16 e 17 de junho, ocorreram no Posto Médico Avançado (PMA) do Aeroporto (7), Hospital Santa Rosa (5), Verdão (2) e Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (1).

Wessheimer explicou que a 50% dos atendimentos médicos realizados são para turistas, sendo que destes 25% são estrangeiros, e a maioria chilenos. O coordenador da Câmara Temática também ressaltou que as principais motivações para a busca de atendimento médico são desidratação devido ao calor e embriagues. 

ATENDIMENTOS ANTERIORES - Entre os dias 12 e 15 de junho, foram realizados 170 atendimentos na área da Saúde. Somente na Arena Pantanal, no dia do jogo entre Chile e Austrália, foram 82 atendimentos. Em seguida veio o Fifa Fan Fest com 52 registros. Outros locais que também realizaram atendimento médico especificamente para torcedores ou trabalhadores dos eventos da Fifa foram: PMA Aeroporto (14), Policlínica do Verdão (4), Policlínica do Coxipó (3), Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (1), Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (2), Hospital Universitário Júlio Müller (2), Hospital São Mateus (2), Hospital Jardim Cuiabá (1), Hospital Santa Rosa (4), Hospital Metropolitano de Várzea Grande (2) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro (1).