/ VACINA CUIABÁ

12 de Fevereiro de 2021 08h30

Aos 101 anos, primeiro centenário é vacinado contra a covid-19 em Cuiabá

12/02/2021

CELLY SILVA

Celly Silva

Ele testemunhou um terço da história da tricentenária Cuiabá e há 75 anos vive na mesma casa, na icônica Rua Comandante Costa, onde cumpre o isolamento social desde março do ano passado. O viúvo Adriano Gonçalves de Amorim, 101 anos, foi o primeiro centenário da Capital a ser vacinado contra a Covid-19, na manhã desta quinta-feira (11), no Centro de Eventos do Pantanal. “Eu fiquei satisfeito, muito contente, graças a Deus! Tá bem organizado, me senti bem acolhido”, comentou, enquanto aguardava no pós-vacinação. 

Seu Adriano conta que ao longo dos meses de isolamento domiciliar que fez para se proteger do coronavírus, se sentiu só, mas que valeu a pena, pois não contraiu a doença. “A gente sente porque é enturmado, gosta de bater papo em casa. Então, com o isolamento cessa aquilo ali e a gente se sente muito só, sem ter com quem bater papo. Mas eu me senti contente porque a gente pôde fazer o isolamento em casa. O dia que precisei sair, fui pra casa do meu filho”, conta. 

Lázaro da Cunha Amorim, 61, caçula de 12 filhos do seu Adriano, dos quais nove estão vivos, conta que todos optaram pelo isolamento domiciliar e que ele e uma irmã ficaram responsáveis por dar suporte ao pai. Mesmo com todos os cuidados, dois irmãos seus contraíram a covid-19 e um cunhado faleceu, vítima da doença. Lázaro conta que, sempre que algum familiar apresentava algum sintoma gripal, era alertado para não ir à casa do senhor Adriano, para preservar a saúde do idoso. 

“O isolamento vale a pena. Quando ele tomar a segunda dose, vamos poder voltar a ter uma convivência mais próxima. Ainda com os cuidados com a máscara, mas uma convivência mais fraterna e mais próxima de todos os filhos e netos”, projeta o filho.

 

Vacina Cuiabá

 

A campanha de imunização contra a Covid-19 "Vacina Cuiabá - sua vida em primeiro lugar" teve início no dia 20 de janeiro, com a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam no atendmento a pacientes com covid-19 e foi sendo ampliado para demais trabalhadores da saúde. Na semana passada, 411 idosos que vivem em asilos e seus respectivs cuidadores foram imunizados pela equipe do programa Constultório na Rua. Nesta quint-feira (11), teve início a vacinação dos idosos com 85 anos de idade ou mais, grupo que compreende 2.460 cuiab anos. 

 

A campanha ocorre diariamente, das 7h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. Para se vacinar, alem de fazer parte do grupo prioritário de cada fase, é preciso estar com o cartão do SUS atualizado e fazer agendamento no site Vacina Cuiabá (vacina.cuiaba.mt.gov.br), clicando no banner que aparece no topo do portal da Prefeitura de Cuiabá.