Saúde / Odontologia

12 de Agosto de 2014 12h28

Alunos da comunidade Rio dos Peixes recebem orientações sobre cuidados com os dentes

12/08/2014

DANIELE DANCHURA

Daniele Danchura - SMS/Cuiabá

Palestra aos alunos da EMREB Dr. Estevão Alves Corrêa, da comunidade Rio dos Peixes, sobre a importância da escovação correta dos dentes.

Alunos da Escola Municipal Rural de Educação Básica Dr. Estevão Alves Corrêa, localizada na comunidade Rio dos Peixes às margens da MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), receberam na manhã desta segunda-feira (11) orientações sobre cuidados com os dentes, como realizar a escovação de forma correta e o uso do fio dental. A ação foi realizada em conjunto pelas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do Distrito de Nossa Senhora da Guia e Rio dos Peixes.

A coordenadora de Saúde Rural de Cuiabá, Creuzinalda Costa Ferreira, explicou que o médico do PSF Rio dos Peixes, Ronald Benedito dos Anjos, verificou a necessidade de realizar abordagens junto às crianças da comunidade com relação à higiene bucal e buscou o apoio do PSF Nossa Senhora da Guia, por existir no local um consultório odontológico. "Com isso, nossa odontóloga se prontificou em vir até a escola e ensinar as crianças sobre a importância da escovação correta", completou.

Além da palestra e da demonstração feita durante a apresentação, durante a semana, a odontóloga Marina Pigatto realizará a escovação nos dentes dos alunos e uma análise clínica em cada um. "Retornaremos à comunidade na quarta, quinta e sexta-feira desta semana para fazer a escovação, mostrando como deve ser feita. Aqueles que tiverem a necessidade de tratamento serão encaminhados para atendimento no PSF Nossa Senhora da Guia. Estamos fazendo uma ação em conjunto com a direção da escola, que irá disponibilizar o ônibus para levar as crianças até a unidade, juntamente com os pais", explicou Marina.

Durante a palestra, a odontóloga apresentou um vídeo animado sobre a importância de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e também após a ingestão de doces. Marina também utilizou material didático para demonstrar como é realizada a escovação e o uso do fio dental. As crianças aprovaram a ação. "Achei muito legal o que ela ensinou. Eu já faço isso, escovo meus dentes três vezes por dia, mas tem gente que não faz, daí dá dor de dente, cárie e o dente fica podre", afirmou o estudante Welinton Murilo Scheidet, de 11 anos.

A diretora da EMREB Dr. Estevão Alves Corrêa, Carla Patrícia Queiroz, contou que trabalha junto à comunidade desde o ano 2.000 e percebeu que os problemas relacionados à falta de higiene bucal estavam aumentando. "Estamos com muitos casos de cárie e de dor de dente. Muitas vezes a família não tem interesse ou não tem como fazer esse acompanhamento, por falta de conhecimento ou de tempo. Para nós, é fundamental esse tipo de parceria, porque, dessa forma, o professor poderá incluir no conteúdo programático a questão dos hábitos saudáveis, que ainda poderão ser fomentados junto à comunidade. Temos que entender que a prevenção é o melhor remédio", concluiu.

As ações terão continuidade na quarta (13), quinta (14) e sexta-feira (15) com as crianças menores pela manhã, realizando a escovação e análise clínica, e no período da tarde, com os alunos maiores. Na quarta-feira (13), será realizada palestra e início da escovação e análise clínica para os alunos que estudam no período da tarde.