Saúde /

11 de Novembro de 2013 14h43

Agentes de saúde serão capacitados para controle e prevenção do diabetes

11/11/2013

JC Patrício


No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes e, em razão da data, as unidades básicas de saúde de Cuiabá terão atividades voltadas para a educação em saúde como meio de controle e prevenção da doença que, por estimativa, atinge cerca de 28 mil cuiabanos.

 

Atualmente, 15 mil portadores da doença estão cadastrados no Hiperdia em Cuiabá, programa municipal voltado para o atendimento de diabéticos e hipertensos. “Pesquisas indicam que cinco por cento da população cuiabana sofre de diabetes, mas muita gente ainda não sabe disso. Precisamos ampliar o diagnóstico dessa patologia e para isso estamos capacitando nossas equipes”, informou Mikaelle Dias Barreto Taques, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Como o diabetes é uma doença que requer acompanhamento e controle constante para prevenir complicações que levam à hospitalização e até mesmo à morte, a Diretoria da Atenção Primária, através da coordenadoria de Educação em Saúde e área técnica, intensifica suas ações na educação permanente dos profissionais da rede.

 

De hoje (11) até o dia 14 e também no dia 18 deste mês, ocorrerá a Capacitação e Atualização no Acompanhamento do Paciente com Diabetes na Rede Básica, que tem como público-alvo enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Neste período também serão promovidas atividades de educação em saúde voltadas à comunidade, com o foco no controle dos níveis glicêmicos na população com e sem diabetes, com informações sobre a importância do cuidado preventivo para controle da doença.

 

Esses eventos fazem parte das atividades contínuas da Diretoria de Atenção Primária, baseadas no tripé de sustentação dos serviços primários de saúde, que são a promoção, prevenção e educação. A meta é propiciar à população cuiabana meios de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

 

A capacitação será realizada no Espaço Liu Arruda, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá.