Saúde /

23 de Outubro de 2012 13h54

Adiada inauguração do CAPS AD III Adolescer

23/10/2012

João Carlos Queiroz- SMS (65) 3617.7377

Será agendada uma nova data para a inauguração do CAPS AD III Adolescer, que estava marcada para esta terça-feira (23-10), informou Karine W. Nicolau, coordenadora especial da Rede Assistencial de Saúde Mental de Cuiabá/CERA. "O prefeito Francisco Galindo e o secretário Lamartine Godoy Neto (Governo), ex-titular da Saúde, viajaram por motivo de luto em família. Mas, quem quiser conhecer o espaço do novo CAPS, teremos prazer em mostrar o trabalho ali realizado. Ainda na parte da manhã, serviremos um coffe break aos visitantes".

A técnica explicou que o CAPS AD III Adolescer oferecerá tratamento diário e continuado para crianças/adolescentes e familiares com problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas, em diferentes modalidades de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (duas a três vezes/semana) e não intensivo (até três vezes/mês).

"Trata-se de um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de Atenção em Saúde e que tem, como princípio, a reabilitação psicossocial. É importante ressaltar que o CAPS AD III Adolescer será um serviço aberto, no qual não haverá internação (embora conte com leitos de observação para crianças/adolescentes), ou qualquer procedimento compulsório contrário à vontade do paciente".

A unidade disporá ainda com uma equipe de Saúde multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico, agentes de ação social, técnicos de enfermagem e agentes administrativos, informou Karine. Os encaminhamentos poderão ser realizados por outras unidades de Saúde, setores governamentais ou não, e também por demanda espontânea.