Saúde /

04 de Maio de 2012 12h54

Aberta campanha de vacinação contra a gripe

04/05/2012

Assessoria/Saúde/Cuiabá-3617-7379

Foi aberta nesta sexta-feira, em Cuiabá, a campanha de vacinação contra a gripe. O secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, diretores e coordenadores da Saúde Municipal participaram dessa solenidade, realizada nas dependências do Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte.

"A meta do município cuiabano é vacinar 58.415 pessoas, de um total de 73.019 mil, cerca de 80% dos grupos focados para imunização desta campanha", disse Lamartine. Incluem-se nos grupos idosos (60 anos ou mais), trabalhadores de Saúde (unidades que fazem atendimento para a influenza), crianças na faixa etária de 6 meses a 01 ano 11 meses e 29 dias (2 anos), e gestantes de qualquer idade.

Lamartine ainda frisou que sempre "é melhor prevenir do que remediar", ao se referir à importância da vacina contra gripe (vírus influenza) para evitar uma série de transtornos à Saúde, inclusive pneumonia. "Queremos fechar a campanha de 2012 com chave de ouro, repetindo as metas obtidas em 2011. Para tanto, desde já agradeço a colaboração dos profissionais que atuam na Saúde".

Para a responsável técnica pelo programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Marizaura Soares da Rocha, a campanha contra o vírus influenza objetiva reduzir o quadro de mortalidade e internações causadas na população idosa e infantil. "Vamos trabalhar com 61 equipes e 86 postos de vacinação em Cuiabá até o próximo dia 25".

Foi explicado pela coordenadora de Vigilância a Doenças, Agravos e Eventos Vitais da SMS, Ivaneti Laura Fortunato, que a vacina não provoca gripe. "Se um quadro gripal se manifestar posteriormente à vacinação, é porque a pessoa já estava contaminada antes. Reações alérgicas à vacina também têm sido incomuns, raras". A vacina é gratuita e pode ser encontrada nos Postos de Saúde do SUS, à exceção das policlínicas e do PSMC, a partir deste sábado.