Procuradoria Geral /

01 de Agosto de 2012 12h50

Procurador Fernando Biral, prefeito em exercício de Cuiabá, recebe visita da diretoria da OAB-MT

01/08/2012

Redação Secom Cuiabá (65) 3645-6054


O prefeito em exercício de Cuiabá, Fernando Biral, procurador geral do município, recebeu nesta quarta-feira (01-08) a visita da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Mato Grosso (OAB-MT). Biral assumiu a prefeitura de Cuiabá na terça-feira, dia 31 de julho, porque o prefeito Francisco Galindo está em viagem para o exterior.

A OAB-MT fez questão de congratular o procurador Fernando Biral por sua passagem a frente da prefeitura municipal. “É uma honra para todos os advogados ter no exercício do cargo de prefeito da capital um representante da classe, que é o advogado e procurador Fernando Biral. Isto é um fato que demonstra o prestígio que passe atual classe dos advogados. Este é um marco importante para nós”, explicou o presidente da Ordem em Mato Grosso, Cláudio Stábile.

Stábile estava acompanhado do vice-presidente da OAB-MT, Maurício Aude, do secretário-geral da Ordem, Daniel Teixeira, e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ussiel Tavares.

Eles lembraram que o cargo de procurador geral, que deve ser exercido por um advogado, é o quarto na sucessão do Executivo Municipal, depois do prefeito, vice-prefeito e do presidente da Câmara de Vereadores.

“A advocacia está se destacando na liderança seja de classe ou em outras áreas, por isso os advogados são procurados para assumir cargos públicos ou para atuar na política partidária. É um processo natural, assim como acontece em outras profissões”, destacou Ussiel Tavares - que também já exerceu o cargo de procurador geral do município de Cuiabá.

Eles lembraram que o advogado e escritor Silva Freira deixou a presidência da OAB-MT, em 1995, para concorrer como vice-prefeito de Cuiabá e que, atualmente, inúmeros advogados concorrem aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito.

“Esta é a primeira visita que recebo como prefeito em exercício e fiz questão que fosse a OAB. Quis mostrar o orgulho em ser advogado e estar exercendo este cargo”, disse Fernando Biral.

Posse 

Fernando Biral assumiu a prefeitura de Cuiabá até a próxima segunda-feira, dia 06 de agosto, quando o prefeito Francisco Galindo retorna de viagem. O presidente da Câmara Municipal, Júlio Pinheiro, está impedido de assumir a prefeitura porque a candidato a reeleição, assim o comando do município ficou a cargo do procurador geral.

“Vou dar continuidade a gestão do prefeito Francisco Galindo, tocar seus projetos e obras. Quero visitar obras, alguns órgãos e honrar a confiança depositada em mim pelo prefeito”, declarou Biral.