Planejamento /

06 de Agosto de 2013 19h04

Prefeitura de Cuiabá adota sistema de pregão eletrônico

06/08/2013

Raquel Mützenberg

Foi realizado nesta terça-feira (06) o primeiro processo licitatório da Prefeitura de Cuiabá por meio do sistema de pregão eletrônico. Foi definida a contratação da empresa Concremax Concreto Engenharia e Saneamento LTDA para fornecimento de concreto que será utilizado na manutenção das vias urbanas, no valor de R$ 426.255,00. Havia mais uma empresa na disputa.

O sistema de pregão eletrônico, fruto de um convênio com o Banco do Brasil, permite maior celeridade e transparência em todo o processo. Além de não exigir a presença física de representantes das empresas concorrentes, o novo sistema permite que qualquer cidadão acesse as atas dos processos licitatórios diretamente no portal de licitações.

Outro fator que oferece mais celeridade é que a fase de habilitação da empresa concorrente não existe no pregão eletrônico, pois para estar cadastrada e participar do pregão, o próprio sistema exige a pré-habilitação.

As empresas interessadas em participar das concorrências devem acessar o endereço eletrônico www.licitacoes-e.com.br, em seguida buscar a habilitação para o certame e enviar a documentação, incluindo a proposta com os valores do produto. Os lances de menor valor para a disputa de preços serão realizados ao vivo eletronicamente, na data marcada e com a presença do pregoeiro da prefeitura.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças, Francisco Serafim de Barros, “a medida foi uma determinação do prefeito Mauro Mendes para agilizar as licitações garantindo a segurança e a transparência dos processos, visando comprar o melhor produto pelo melhor preço”.