Planejamento /

03 de Novembro de 2011 09h36

População aprenderá a fazer planejamento financeiro durante Programa “Valorizando Vidas no seu bairro”

03/11/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236


A população de Cuiabá poderá aprender a fazer planejamento financeiro familiar, melhorando os gastos familiares, diminuindo ou até eliminando as dívidas e tendo condições de iniciar uma poupança. As orientações serão repassadas por 20 técnicos da Secretaria de Planejamento e Finanças de Cuiabá (SMPF), durante o programa “Valorizando Vidas no seu bairro”. 

O programa terá início no dia 05 de novembro, no bairro Campo Velho, região Leste da capital (precisamente na Praça do bairro). De acordo com o diretor administrativo da SMPF, Rogério Martinez Aroca, a secretaria também irá distribuir à comunidade 500 exemplares de um guia financeiro domiciliar. ”O guia fornece dez dicas de como economizar, bem como, uma planilha de controle orçamentário de janeiro a dezembro e os telefones de todas as secretarias municipais para sanar dúvidas”, informa ele.

Serviços

Outros serviços a serem executados durante o programa “Valorizando Vidas no seu bairro” são: expedição de carteira de trabalho, certidões, segunda via de identidade (RG); serviços de conta de água, serviços na área de saúde; orientações de ações ambientais; orientações de economia doméstica; serviços gerais da prefeitura de Cuiabá. 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Cuiabá (Seminfe) realiza no bairro Campo Velho, operação tapa buracos, limpeza de ruas, praças e terrenos abandonados, entre outros serviços. Já a Secretaria Municipal de Saúde fará um mutirão de combate à dengue na região. 

Apesar das ações pontuais, todas as secretarias municipais participam do programa.

Programa Valorizando Vidas

O programa, idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, tem o objetivo de levar direito e cidadania a população cuiabana, por meio de uma série de serviços as quais as famílias carentes normalmente não têm acesso. Além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários, desenvolvendo atividades voltadas ao meio ambiente, educação sanitária e a inclusão social das famílias.

A prioridade do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” é atender a gestantes e mães (com filhos na educação infantil de zero a seis anos), adolescentes e idosos. 

Cronograma

A segunda edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” será na Regional Norte (19-11), depois na Regional Oeste (03-12), e em seguida na Regional Sul (17-12). A meta é que o programa seja quinzenal, atendendo a cada edição uma região da capital.