Obras Públicas /

14 de Junho de 2013 13h22

Programa Novos Caminhos já está em dez bairros de Cuiabá

14/06/2013

Carol Sanford

O programa Novos Caminhos já começou os serviços de pavimentação, reperfilamento e patrolamento em dez bairros da Capital.

Os serviços de reperfilamento estão sendo concluídos nos bairros Bordas da Chapada, Alvorada, Pedra 90 e Dom Aquino.

O reperfilamento consiste no nivelamento das ruas, já que a passagem dos veículos durante o tempo pode provocar desníveis. Após esse trabalho, é feito o recapeamento com a massa asfáltica.

No Pedra 90, também foi feita a pavimentação de ruas paralelas à principal, Avenida Nilton Rabello de Castro, que está tendo seus 2,2 quilômetros reperfilados, além do patrolamento em vias que não possuem asfalto.

Já os bairros Altos da Serra, Morada do Ouro, Osmar Cabral, São João Del Rey e Renascer estão tendo todas as ruas patroladas. No Jardim Imperial, ruas que desembocam na Avenida das Torres também estão sendo pavimentadas.

Para os moradores do local, este era um serviço esperado há muito tempo. “São ruas pequenas, e nunca entendemos porque não haviam sido asfaltadas antes”, comentou João Batista.

Asfalto próprio

O programa Novos Caminhos começará a produzir, a partir de julho, o próprio material para as obras de pavimentação e recuperação asfáltica. A iniciativa tem o objetivo de economizar até 40% no custo das obras, já que as empresas prestarão apenas o serviço e não mais obterão lucro em cima do material utilizado.

“A prefeitura começará a produzir o próprio asfalto necessário para fornecer às empresas que farão os serviços de asfaltamento e reperfilamento; o custo é muito mais baixo do que se fôssemos pagar a essas mesmas empresas também pela massa asfáltica”, contou o secretário de Obras Públicas, Marcelo Oliveira.

No total, o programa vai asfaltar 200 quilômetros e recapear e reperfilar 250 quilômetros de vias, além de patrolar e encascalhar 700 quilômetros de estradas vicinais e de todas as ruas que ainda não possuem asfalto na cidade.