Obras Públicas /

12 de Junho de 2012 09h45

Prefeitura de Cuiabá lança obras do Poeira Zero no Dom Bosco e Osmar Cabral

12/06/2012

Flávio Garcia-3645-6130

Mais dois bairros de Cuiabá, o Dom Bosco e Osmar Cabral, receberam ontem (11-06) o lançamento das obras do programa Poeira Zero, que prevê o asfaltamento, ainda este ano, de 30 bairros. O prefeito Francisco Galindo esteve no bairro Dom Bosco, que há mais de 20 anos aguarda com expectativa obras de infraestrutura por parte da prefeitura da Capital.

“É um orgulho estar retornando para a população, depois de 20 anos no caso do bairro Dom Bosco, os recursos dos impostos, do seu IPTU”, disse Galindo, argumentando que o Poeira Zero é um investimento da Prefeitura executado exclusivamente com recursos próprios. No Dom Bosco, o Poeira Zero vai asfaltar 8,9 quilômetros de ruas, num investimento de R$ 12.472.891,13.

“Quando assumi o Executivo cuiabano, meu sonho era desenhar o Poeira Zero e tive total apoio da Câmara de Vereadores para traçar o programa. Asfalto na porta de casa significa mais qualidade de vida para a população e a base aliada na Câmara, de pronto, entendeu isso. Aqui está o resultado de gestão, de equilíbrio das contas, um trabalho de equipe, compromissado com a população cuiabana”, completou.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Dom Bosco, Débora de Paula, afirmou que o seu bairro estava esquecido pelas administrações de Cuiabá. “Aqui não tem nenhuma rua asfaltada. Esperávamos a presença da prefeitura no bairro há mais de 20 anos. Muitos passaram e nada fizeram pelo nosso bairro. Essa conquista, prefeito, tem de ser endereçada ao senhor”. O asfalto no Dom Bosco será em 100% das ruas.

No bairro Osmar Cabral, o investimento do poder público será de R$ 3.934.875,58, o que também representa asfalto em todas as ruas. Criado a cerca de 30 anos, o Osmar Cabral tem cerca de sete mil famílias. O presidente da Associação de Moradores, Clementino Gomes, o Gasolina, concebe o Poeira Zero como um programa de cunho social. “Asfalto na porta de casa representa melhoria da qualidade de vida, é o fim da poeira e da lama”, disse.

No bairro Osmar Cabral, o Francisco Galindo fez questão de afirmar, ao lado de lideranças comunitárias e do secretariado, que o Poeira Zero veio para ficar. Galindo fez um breve balanço da sua administração, argumentando que teve de tomar medidas corajosas para viabilizar a Prefeitura de Cuiabá. “Fizemos gestão e só para citar um exemplo, apesar de termos corrigido os valores da planta genérica, anteriormente, apenas seis mil pessoas eram isentas do pagamento do IPTU, hoje são 36 mil moradores beneficiados. Além disso, o dinheiro arrecadado com esta medida começa a voltar com obras”, pontuou.

O prefeito recordou o lançamento do programa de construção de pontes de concreto. “Também estamos recapeando 200 quilômetros de ruas e avenidas da Capital, com asfalto de qualidade. É o mesmo que asfaltar de Cuiabá a Rondonópolis”, comparou. “Já fizemos 120 quilômetros de recapeamento com recursos próprios”. Com as intervenções do governo federal em Cuiabá, por conta da Copa do Mundo, o prefeito destacou a participação da prefeitura na recuperação de ruas laterais, para os chamados desvios.

Ações

Francisco Galindo também pontuou ações na área da saúde, como uma nova Policlínica no grande CPA, a contratação de 30 novos médicos, duas Upa´s (Unidade de Pronto Atendimento), sendo uma na Morada do Ouro e outra no Pascoal Ramos. “Não é o ideal. A saúde sempre vai ter demanda e depende da união de todos. Estamos começando. A área da saúde só vai dar resultados daqui cinco anos”, disse.

Na educação, além das conquistas da administração, o prefeito destacou a reforma, já executada, de 46 escolas e a construção de 22 novas escolas, que propiciará cinco mil novas vagas, além da aquisição de mini-computadores (tabet), para as crianças da rede municipal. “Já compramos 5.800 computadores e vamos atingir a meta de 22 mil tablet´s”, completou.