Obras Públicas /

24 de Março de 2011 12h25

Prefeito Francisco Galindo lança Programa Multiação no próximo dia 28

24/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá lança na próxima segunda-feira, dia (28-03), o Programa MultiAção, um grande programa que levará serviços de infraestrutura a todos os bairros e à zona rural da capital. A operação é resultado dos recursos arrecadados com o IPTU 2011 (Imposto Predial e Territorial Urbano). “O contribuinte verá o resultado do pagamento do IPTU. Vamos colocar mais de 300 máquinas e mil homens executando inúmeras ações por toda a cidade”, afirmou.

Com o lema “90 Dias, 300 Máquinas e 1.000 Homens”, o Multiação prevê nove tipos de ações, que são: operação tapa buraco; patrolamento e encascalhamento de ruas; poda de árvores; limpeza de córregos; limpeza de terrenos e bolsões de lixo; limpeza de praças; limpeza de avenidas e canteiros centrais; limpeza de cemitérios e limpeza de bocas de lobo.

Como o lema já explica, estarão envolvidos na operação mil operários e serão utilizadas 300 máquinas, como pás carregadeiras, motos niveladoras, trator roçadeira, roçadeiras costais e caminhões caçamba trucados, entre outros. O prefeito Francisco Galindo determinou que toda a ação seja realizada em um período de 90 dias.

“Vamos limpar as praças, os canteiros, retirar os bolsões de lixo, entre outras ações, e promover um dos serviços que a população mais reclama e pede, que é tapar os buracos de nossas ruas e avenidas. Vamos deixar Cuiabá com uma cara nova", ressalta o prefeito.

Apenas para exemplificar a necessidade dos serviços, a zona urbana de Cuiabá possui, hoje, 744.512 km de ruas e avenidas sem pavimento, que após o período chuvoso apresentam em sua grande maioria problemas de trânsito. Esta é uma das razões do Multiação ter início no final do mês de março, período em que começa a diminuir a incidência de chuvas.

O Multiação será coordenado pela Secretaria de Infraestrutura de Cuiabá. A equipe da Secretaria dividiu a cidade em pólos de ação, onde foram identificados os problemas mais urgentes e a forma de atuação.

O prefeito Francisco Galindo agradece a parceria do Governo do Estado no Multiação, já que o Estado entrou com 50% dos recursos – R$ 20 milhões - e a Prefeitura de Cuiabá está pagando os outros 50%, totalizando recursos na ordem de R$ 40 milhões. “O governador Silval Barbosa foi sensível com as necessidades de Cuiabá e está contribuindo com parte dos recursos", ressaltou.