Obras Públicas /

28 de Março de 2011 13h30

Governador Silval Barbosa garante que Cuiabá estará preparada para receber a Copa de 2014

28/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, fez, nesta terça-feira (28-03) um pronunciamento para tranqüilizar a população, em relação à execução das obras visando a Copa de 2014 em Cuiabá. Silval disse, durante a solenidade, que sabe da “angústia da sociedade” em relação ao assunto, já que muitas obras, especialmente na área de mobilidade urbana para Cuiabá e Várzea Grande, ainda não começaram, mas que os projetos estão sendo desenvolvidos dentro do prazo.

A Arena do Pantanal, onde serão disputados os jogos, está em estado adiantado, com conclusão de término em dezembro de 2012. “Está no contrato com a empreiteira este prazo. Quero esclarecer que nós (subsede Cuiabá) não temos o compromisso de sediar jogos da Copa das Confederações, nosso compromisso é com a Copa de 2014. Claro que, a Arena, ficando pronta até o final do ano que vem, nós vamos sim, reivindicar jogos da Copa das Confederações”, explicou o governador. A Copa das Confederações é promovida um ano antes do Mundial, isto é, em 2014.

Silval explicou que o Governo do Estado e a Agecopa (Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014) estão dando ênfase ao planejamento dos projetos e à liberação dos recursos a serem utilizados nas obras, e que parte desses recursos já está assegurada, esperando apenas a entrega dos projetos ao banco responsável, para que o dinheiro comece a ser liberado. Os editais de licitação das obras de mobilidade urbana já estão em fase final de preparação.

O governador detalhou os compromissos assumidos pelo Governo do Estado e Agecopa para a realização do mundial em Cuiabá. Segundo ele, são seis: a Arena do Pantanal; os projetos de infraestrutura na região do entorno da Arena (bairro Verdão); os CTs (Centros de Treinamento), que inicialmente seriam dois, mas agora a FIFA (Federação Internacional de Futebol) solicitou que sejam três; as obras de mobilidade urbana, que visam principalmente o BRT (novo sistema de transporte público); o Fun Park; e o Aeroporto Marechal Rondon (em Várzea Grande).

“As obras da Arena já estão adiantadas. Em abril estarão concluídos os projetos do entorno da Arena. Em junho, finalizamos os projetos dos CTs; eram dois, mas nos pediram mais um. Já o BRT é o modelo escolhido consolidado para melhorar o sistema de transporte de Cuiabá e Várzea Grande. Não há possibilidade de mudança nisto”, frisou Silval Barbosa.

“Quero dizer à população, que Cuiabá e Mato Grosso estarão preparados para receber os jogos do Mundial e todos os visitantes, do exterior e do Brasil, que aqui vieram para a Copa”, garantiu o governador.