Obras Públicas /

02 de Janeiro de 2012 14h46

Cuiabá produz mais de 700 toneladas de lixo por dia nas festas de fim de ano

02/01/2012

Paula Miranda – Seminfe - (65) 3313.3051/3052/305


As festas de fim de ano em Cuiabá produziram mais de 700 toneladas de lixo por dia ou a média de 1,5 kg por habitante. Do total, 40% é lixo orgânico. De acordo de levantamento da Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), responsável pela coleta domiciliar de lixo, o aceitável seria até 500 gramas.

Em dias comuns, são coletadas cerca de 470 toneladas de lixo das regiões administrativas de Cuiabá. Deste total, 240 toneladas são processadas e 5% são reciclados. Segundo o secretário de Infraestrutura, Lécio Monteiro, a ajuda da população é importante para reduzir a quantidade de lixo produzido, preservando o meio ambiente.

Destino

A separação e reciclagem dos resíduos sólidos são de responsabilidade da Cooperativa de Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis (Coopemar), que obtém benefícios através do trabalho de separação e reaproveitamento dos materiais que passam pelas esteiras de triagem.

 

O roteiro da coleta de lixo pode ser consultado no site da prefeitura de Cuiabá na página da Seminfe. Na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf), através do link “Resíduos Sólidos”, o cidadão pode acessar uma lista de cooperativas e associações de agentes ambientais que recebem e coletam resíduos secos para reciclagem como pneus, aparelhos eletrônicos e telefônicos, pilhas, papel, latas, plástico, papel e embalagens.

Dicas para produzir menos lixo:

- Na hora das compras, optar por artigos sustentáveis;

- Utilizar o menor número de embalagens;

- Escolha lojas e marcas preocupadas e que realizam ações para o equilíbrio do meio ambiente;

- Usar as ecobags nas suas compras;

- Na hora de organizar as festas, evitar o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Confeccione enfeites com flores, folhas e tecidos.