/

24 de Maio de 2012 11h51

Valorizando Vidas: SMTU revitaliza sinalização vertical no distrito do Sucuri

24/05/2012

Marcio Guimarães - Assessoria SMTU - (65) 3315-422


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) está desde o começo desta semana desenvolvendo ações no distrito do Sucuri para o programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, como a revitalização da sinalização vertical da região do Sucuri, que consiste em placas refletivas e indicativas, como placas de PARE e também as que indicam o ponto de ônibus e lombadas.

Foram instalados também três redutores de velocidade que vão diminuir a velocidade média dos motoristas e auxiliar moradores a fazerem a travessia da via com segurança.

Neste domingo, o distrito receberá o programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, dia em que é comemorado o aniversário de 214 anos do local.

A Diretoria de Trânsito estará participando do “Valorizando Vidas” por meio dos agentes de Fiscalização e Regulação de Trânsito presentes nos stands da SMTU. Os agentes estarão disponíveis para responder dúvidas relativas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as implicações legais em caso de descumprimento destas mesmas leis.

O stand contará ainda com a Diretoria de Transporte que, por meio dos agentes fiscais, responderá a dúvidas relativas ao transporte coletivo na capital, em parceria com a MTU móvel, que vai divulgar informações sobre o Cartão ao Portador.

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito já realizou dois teatros para crianças da escola EMEB Hilda Caetano, com o intuito de conscientizar as crianças da comunidade sobre os cuidados a serem tomados no trânsito. Além disso, as professoras Deny Alencar, Elizete Reis e Maria das Graças, vão estar no stand pintando tatuagens removíveis nas crianças e desenvolvendo atividades educativas alusivas ao trânsito.

Durante todo o evento, os agentes de Trânsito da SMTU estarão presentes no entorno para garantir a fluidez do trânsito e orientar os motoristas que trafegam pelo local.

ONG TRÂNSITO E VIDA

Neste Valorizando Vidas, a ONG Trânsito e Vida estará presente com uma novidade. Membros da ONG farão uma enquete sobre trânsito com pessoas que circulam pelo evento, o resultado desta enquete estará ao vivo no stand da SMTU onde também serão distribuídos panfletos contendo informações sobre o seguro DPVAT.

Na pesquisa serão feitas seis perguntas relacionadas ao trânsito para testar os conhecimentos dos participantes, por exemplo, sobre o seguro DPVAT. Outra questão sobre o envolvimento das pessoas com acidentes de trânsito e se conhecem alguém que já sofreu acidentes. Com estas perguntas, a equipe da ONG tenta demonstrar quão próximo de nós estão os acidentes de trânsito, e que isto acontece com mais frequência que imaginamos, além de fazer um levantamento sobre os conhecimentos relativos ao trânsito.

De acordo com Osmar Borduchi, Membro do conselho Fiscal da ONG Trânsito e Vida, o trabalho de conscientização gera mais resultados que a imputação de algumas multas. “Estamos focados na Educação para o Trânsito, fator que precisa de muito investimento. O objetivo da ONG vai ao encontro das ações da SMTU. Acredito que ações de conscientização surtem bem mais efeito que alterar a lei, por exemplo, proibindo restaurantes de comercializar bebidas alcoólicas, não é a bebida que causa acidentes, mas sim o motorista que dirige após o consumo desta bebida”, elucida Borduchi.