Mobilidade Urbana /

18 de Setembro de 2013 15h20

Usuários de ônibus aprovam implantação da faixa exclusiva

18/09/2013

Evelyn Ribeiro

Os usuários do transporte coletivo de Cuiabá aprovaram a implantação do primeiro trecho do corredor exclusivo para ônibus, na Avenida Isaac Póvoas. O estacionamento no lado direito das vias está proibido e os veículos que forem flagrados trafegando pela faixa exclusiva poderão ser multados e até mesmo guinchados.

A previsão é de que nas próximas semanas o corredor exclusivo para ônibus também seja implantado nas Avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio. A medida reduzirá o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo. Atualmente, um ônibus trafega em média a 13 km/h na Avenida Isaac Póvoas. Com a implantação da faixa exclusiva, a velocidade média passará a ser de 24 km/h.

Moradora do bairro Pedra 90, Denise Souza, 43, conta que já percebeu a diferença. “Meu bairro é bem distante, e com a faixa só para ônibus a gente consegue chegar um pouco mais rápido, não precisa ficar desviando dos outros carros e traz até mais segurança para os passageiros”.

Ao fazer o trajeto pela primeira vez, o fotógrafo Moacir Ferraz, 63, avalia que desta forma o tráfego se torna mais eficaz para carros de passeios, ciclistas e transporte coletivo. “Uma das dificuldades que presenciamos neste primeiro momento é de que os condutores de veículos de passeio se orientem para que não use a pista exclusiva, principalmente para estacionar”.

Márcio Luiz, 42, trabalha como motorista de carreta e acredita que esta é uma ideia que pode ser levada também para rodovias. “Esta faixa é recente, e acredito que logo os condutores vão se adaptar e respeitar mais, fazendo com que o trânsito flua rapidamente. Se adotássemos medidas como esta em rodovias, os caminhoneiros e condutores em geral também seriam beneficiados”.

Com a implantação do corredor exclusivo, os ônibus que descem a Avenida Isaac Póvoas estarão proibidos de cruzar a avenida para subir a Avenida Joaquim Murtinho, devendo ir até a Rua 13 de Junho e realizar o contorno pela Travessa Desembargador Lobo, para então seguir pela Joaquim Murtinho.