Mobilidade Urbana /

28 de Fevereiro de 2012 09h36

Transporte escolar da zona rural passa por vistoria

28/02/2012

Márcio Guimarães-SMTU-3315-4229/ 8453-4810

A Secretaria Municipal de Educação (SME), embasada em Legislação Federal, disponibiliza gratuitamente transporte escolar para alunos da zona rural. Mas, para que o transporte seja seguro e de qualidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) realiza vistoria dos veículos que atendem comunidades na zona rural do município de Cuiabá.

Iniciado em 25 de janeiro, o processo é feito nos finais de semana e segue até quando todas as vans e ônibus estiverem vistoriados pelos agentes de Regulação e Fiscalização da prefeitura de Cuiabá. A vistoria dos veículos de transporte escolar rural é feita com o mesmo rigor das realizadas em vans escolares, que atuam no perímetro urbano, bem como em táxis e micro ônibus.

De acordo com o agente de Regulação e Fiscalização da prefeitura de Cuiabá, Ronan Benedito Sales, a fiscalização é anual, e agentes da SMTU se deslocam até a comunidade para facilitar o trabalho.

“Os agentes da SMTU vão à comunidade para vistoriar os veículos. Atentos a diversos itens de segurança e conforto como : o ano de fabricação, cinto de segurança em todos os assentos, extintor de incêndio na validade e também a presença do tacógrafo, aparelho que registra a velocidade do veículo”, informou Sales.

A frota de transporte escolar para alunos da zona rural em Cuiabá é de 36 veículos, que percorrem em média 4.175 km por dia, levando 711 alunos nos três períodos: matutino, vespertino e noturno. Comunidades como Rio dos Peixes, Coxipó-Açu, Sucuri, São Bento Bandeira, entre outras, são algumas das regiões atendidas. O transporte é gratuito.