Mobilidade Urbana /

15 de Junho de 2011 15h58

Teatros educativos influenciam crianças a serem motoristas conscientes

15/06/2011

Marcio Guimarães-Assessoria SMTU

A secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos - SMTU mantém o trabalho de formar motoristas conscientes, realizando palestras e teatros educativos para alunos de escolas da capital. Nesta semana, entre os dias 13 e 17-06, a escola contemplada é a SESI Escola, localizada no bairro Morada do Ouro.

Teatros e palestras tem públicos diferentes. Os teatros, apresentados pelos palhaços Gilika e Ximbica são voltados para crianças, misturam trânsito e humor para alertar os futuros motoristas dos perigos da rua e os cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, atravessar a rua somente na faixa de pedestres e de certificar-se de que não esteja vindo nenhum carro nos dois sentidos da rua.

Já as palestras com um teor um pouco mais sério, são direcionadas para pais, condutores e motoristas de empresas. As palestras, ministradas pelos agentes de Trânsito Mauro Gouvêa e Geny de Lourdes, tem um tom mais sério e educativo ao explicarem para os condutores a maneira correta de agir no dia a dia sobre como usar cinto de segurança e olhar com atenção na hora de manobrar o veículo perto de escolas, e também em situações de perigo ou necessidade como em caso de um acidente.

No dia (17-06) será realizada uma palestra para os pais dos alunos da SESI Escola. Para o agente Mauro Gouvêa, a palestra para os pais tem tanta importância quanto os teatros para as crianças. “O objetivo é lembrar que crianças são espelhos dos pais, e que as infrações cometidas por eles, podem ser cometidas pelos seus filhos. Muito da educação da criança vem da própria família.”

Para que o objetivo final seja concluído, toda é ajuda é bem vinda. Professores, diretores e amigos também têm um papel importante na formação das crianças, porém, se os pais seguem a regra, a chance de uma criança crescer seguindo as regras é bem maior, completou o agente.