Mobilidade Urbana /

10 de Março de 2011 14h45

SMTU retira rampas para coibir ação de motoqueiros infratores

10/03/2011

Dalila Rodrigues/Assessoria-SMTU

Rampas construídas irregularmente em canteiros das avenidas centrais de Cuiabá estão sendo retiradas pelos técnicos da Coordenadoria de Implantação de Sinalização Vertical e Horizontal da Secretária de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá – SMTU. O objetivo desta iniciativa é impedir que os condutores de motocicletas (motoqueiros) utilizem os canteiros como desvio de rota. 

Nada menos que 53 rampas já foram retiradas das avenidas Otto Canavarros e Vicente Vuolo, na região da Morada do Ouro e República do Líbano, nas proximidades do terminal rodoviário de Cuiabá Engenheiro Cássio Veiga de Sá.

Segundo o técnico João Rodrigues, as avenidas Coronel Meireles, Dante de Oliveira (dos Trabalhadores), Emanuel Pinheiro, Miguel Sutil, Fernando Correa da Costa, Manoel José de Arruda (Beira Rio) e Edna Affi (das Torres) também serão fiscalizadas, considerando que “os motoqueiros que usam essas rampas agem com imprudência, e colocam em risco a vida de pedestres e de outros condutores que transitam por essas vias”, informou o técnico. 

Em 2010 os agentes de trânsito da SMTU registraram 101 infrações de trânsito na capital, de motoristas que executaram operação de retorno passando por cima de canteiros divisor de pista.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Artigo 206, inciso 3, é proibido executar operação de retorno, passando por cima de calçadas, passeios, ilhas, ajardinamentos ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios e faixas de pedestres e nas de veículos não motorizados.

 

Mais informações:
3315 4229 – 8448 8531