/

13 de Janeiro de 2011 15h15

SMTU recadastra vans escolares para 2011

13/01/2011

Cléverson Brandão-Assessoria-SMTU

Conforme determina a portaria SMTU Nº 024/2010, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano - SMTU de Cuiabá convoca todos que atuam no setor de transporte de vans escolares para a renovação do alvará 2011, e comunica aos novos transportadores os requisitos exigidos para obterem o licenciamento. Visando dar maior conforto e segurança aos interessados, este ano a SMTU disponibilizou os requerimentos mais cedo, dando mais tempo para os empresários do setor providenciar a documentação exigida.

Um total de 151 permissionários são cadastrados na Coordenadoria de Transporte de Escolar e Alternativo, mas desses, apenas 74 renovaram o alvará para atuarem em 2010, alvarás estes cuja validade expira em fevereiro deste ano. Além disso, 60 permissões foram cassadas por descumprimento de itens obrigatórios tanto em relação aos documentos exigidos como também pela não observância do porte de equipamentos obrigatórios e más condições do veículo. Outros 17 desistiram formalmente de atuar.

Como a SMTU decidiu disponibilizar as 77 vagas restantes para esse ano, não só os que já são permissionários podem responder a esta convocação, mas também os que desejam serem transportadores escolares licenciado.

A partir desta quarta-feira (12-01), o interessado pode procurar a Coordenadoria de Transporte Escolar e Alternativo, na rua 13 de Junho nº 1289, bairro Porto, das 12:00 às 18:00 horas, onde receberá o requerimento para renovação do alvará, que deverá ser preenchido e posteriormente protocolado na mesma coordenadoria a partir de (01-02) até (25-03). Junto com o alvará pode ser obtida ainda a relação de documentos necessários, que também serve para aqueles que requerem o documento pela primeira vez.

Segundo o secretário da SMTU, Edivá Alves, a medida tem por objetivo dar mais fôlego aos interessados para que posam se organizar melhor e terem mais prazo para atenderem os encargos que o trabalhador tem de honrar em todo começo de ano. “Com esse prazo mais elástico o interessado pode ir organizando os documentos aos poucos, bem como os pais tem chance de escolherem na lista anualmente disponibilizada no SITE da SMTU no link Diretoria de Transporte, no titulo Serviços, no item dicas aos pais, a lista das vans e condutores que poderão fazer o transporte dos seus filhos”, declarou.

Ele deu ênfase à importância dos pais ajudarem a fiscalizar o setor, consultando a lista de vans regularmente cadastradas na SMTU, e informando a qualquer momento, inclusive por telefone através do 0800 65 1517, qualquer irregularidade, ou ainda para fazer uma reclamação, seja de que natureza for.

À medida que os interessados forem regularizando seus processos a partir de (31-01) até (-04-03), poderão requerer a vistoria veicular que será realizada no pátio da SMTU nos fundos da Secretaria de Trânsito, Rua Regis Bitencourt, Porto, das 12 às 18 horas. O objetivo é verificar desde o tempo de uso máximo do veículo, condições gerais, lâmpadas, equipamentos obrigatórios de segurança como cintos de segurança, extintores, trava nas portas, registrador instantâneo e inalterável de velocidade, etc.

Posteriormente o veiculo será adesivado e receberá um selo no vidro contendo um telefone e o número de registro do permissionário na SMTU, que pode ser consultado por qualquer interessado em verificar a regularidade do veiculo bem como de seu condutor. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4299 na Coordenadoria de Transporte Alternativo e vans Escolares, das 12 às 17 horas.


Mais informações:
3315 4229