/

22 de Setembro de 2011 15h36

SMTU promove blitz educativa durante Semana Nacional do Trânsito

22/09/2011

Dalila Rodrigues: 3315 4229/8414 4500

A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU) realizou por três dias blitz educativas nas principais avenidas da capital. As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, lançada na última segunda-feira (19-9), na Praça Alencastro.

A equipe da SMTU abordou motoristas e pedestres orientando sobre os perigos que a imprudência no trânsito pode acarretar. “As pessoas devem ter a consciência da importância do uso de cinto. O uso de cinto de segurança pode aumentar em até 25 vezes a chance de sobrevivência dos ocupantes do veículo”. Explicou Maria das Graças Silva, coordenadora de Educação para o Trânsito. Os condutores foram presenteados com um botão de rosa.

As duas imprudências mais cometidas pelos motoristas cuiabanos são a falta de uso do cinto de segurança, que registrou no mês de agosto deste ano 3.596 autos de infração e uso de telefone celular ao dirigir, com 1.880 autos, no mês.

A blitz é uma maneira de alertar os motoristas e pedestres sobre a conduta no trânsito. O condutor ao ser abordado recebe orientação dos direitos e deveres a serem cumpridos, com objetivo de garantir segurança nas vias.

A imprudência por parte dos motoristas e pedestres resulta em grande maioria dos acidentes de trânsito. Como por exemplo, pedestres que atravessam fora da faixa, motociclistas que fazem ultrapassagens arriscadas e trafegam nos corredores, entre os veículos. E principalmente o desrespeito as sinalizações de trânsito.

Em continuidade às ações da Semana do Trânsito, a SMTU promove nesta quinta e sexta-feiras  (22 e 23-9) palestras educativas em empresas e escolas da capital. O trabalho é desenvolvido pela coordenadoria de Educação para Trânsito.