Mobilidade Urbana /

16 de Agosto de 2011 16h45

SMTU ministra palestra sobre Relações Humanas e Comportamento Preventivo no Trânsito

16/08/2011

Dalila Rodrigues/Marcio Guimarães

Todos nós utilizamos o trânsito diariamente, seja como passageiros, pedestres ou condutores de veículos. Somos responsáveis pelo bem estar desse meio social. Porém, quanto à segurança no trânsito, sem dúvida a responsabilidade maior cabe aos condutores. Visando conscientizar e educar os motoristas para um trânsito mais seguro, a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU ministrou hoje (16-08) uma palestra educativa, sobre o tema: “Relações Humanas e Comportamento Preventivo no Trânsito”, para funcionários de uma empresa de distribuição de alimentos.

A palestra foi dividida em duas partes: Relações Humanas, explica o que cada pessoa vê, sente, interpreta e se adapta aos acontecimentos do dia a dia de maneira diferente. Isto ocorre em função de diferenças na formação, vivência, cultura e personalidade de cada um. “Além destes conceitos, baseamos nossas palestras no respeito e na empatia, porque é preciso colocar-se no lugar do outro, ver o que o outro vê, para podermos saber os nossos limites”, frisou a especialista em Trânsito da SMTU – Geny Martins.

A outra parte do tema, “Comportamento Preventivo”, é a mudança no comportamento, resgatando valores perdidos com o tempo, relembrando a importância do equilíbrio emocional. O motorista consciente pensa no próximo e dirige de modo seguro e defensivo. Assim, toda a população se beneficia e vários acidentes podem ser evitados.

Em uma sociedade democrática, todos são iguais e seguem as mesmas regras, o trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade. É o local onde as regras precisam ser seguidas para que toda a população se beneficie e não sofra as conseqüências.  



Mais informações:
3315-4229/8448-8531