Mobilidade Urbana /

06 de Setembro de 2011 13h45

SMTU informa interdições para 7 de Setembro

06/09/2011

Marcio Guimarães/Assessoria SMTU

Em comemoração à Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I em 07 de Setembro de 1822, serão realizados nesta quarta feira (07-09) os tradicionais desfiles cívicos em duas grandes avenidas de Cuiabá, a av. Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e a av. Brasil do bairro CPA II.

Para os desfiles serão montadas arquibancadas na própria Avenida, sendo necessária a interdição das vias, para garantir a segurança dos participantes e dos espectadores deste belo evento.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) informa os locais e horários das interdições.

A Avenida do CPA será  interditada das 14:00 às 19:00, no sentido centro/bairro, da Receita Federal até o Batalhão do BOPE. Na Avenida Brasil a interdição será das 18:00 às 21:00 no trecho entre as ruas Cuiabá e Bahia.

Ao todo, 20 agentes de Trânsito ficarão distribuídos em 12 pontos de interdição, alertando os motoristas que passam no local e garantindo a segurança dos participantes.

Histórico

Em 09 de Janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu das cortes de Lisboa uma carta exigindo seu retorno a Portugal. Há tempos, os portugueses pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. Obrigou que as tropas de Portugal voltassem ao reino e convocou o povo a lutar pela independência.

D. Pedro I recebeu uma nova carta de Portugal, que exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro I quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Mais informações:
3315-4229