/

21 de Janeiro de 2011 11h00

SMTU fiscaliza e multa veículos sobre calçadas na av. Carmindo de Campos

21/01/2011

Cleverson Brandão-Assessoria-SMTU

A Secretária Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU promove em Cuiabá, desde o dia (17-01), uma operação de fiscalização de trânsito, com o objetivo de desobstruir as calçadas na av. Carmindo de Campos, constantemente tomadas por veículos de clientes do comércio instalado naquela via. A informação é do coordenador de fiscalização da SMTU,  Rogério Taques, que disse que a fiscalização vem sendo realizada diariamente.

 A av. Carmindo de Campos concentra número grande de lojas de veículos usados, e o que se observa com frequência é o uso das calçadas como uma extensão do pátio das empresas onde os comerciantes estacionam seus veículos, como se fossem “apenas mercadorias”, a chamar a atenção dos que por ali transitam, dificultando e até impedindo o uso do espaço destinado exclusivamente para o trafego de pessoas que são as calçadas.

Como decorrência da operação, ficou evidenciado o grande numero de calçadas edificadas a revelia do que dispõe o Código de posturas do Município, de maneira irregular, com a guia rebaixada, favorecendo e induzindo o estacionamento de veículos no espaço destinado ao fluxo de pedestres.

Um balanço parcial da operação feita junto a Diretoria de Trânsito indicou a necessidade de um esforço conjunto entre as diversas secretarias que tem poder de polícia administrativa (Fiscalização) e órgãos como o IPDU, num esforço para coibir a exposição de produtos de qualquer gênero em calçadas. O objetivo também é retomar o dialogo com a associação dos comerciantes da região para que intermedie a implantação de um projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, que visa à adequação das calcadas da região ao código de postura da cidade.

Segundo o Diretor de trânsito da SMTU, Cel. Moizés, desde o começo da operação, em torno de 30 multas foram lavradas na av. Carmindo de Campos para veículos estacionados sobre calçada. Ele ressalta que está previsto um segundo estágio da operação, em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, oportunidade em que os que não se enquadrarem no código de postura quanto à adequação do passeio bem como a exposição de seus produtos nos limites de suas empresas, estarão sujeitos a serem penalizados com mais multas.

A operação não tem prazo para ser concluída, e visa a garantir o livre acesso da população ao direito de trafegar em segurança pelas calçadas de Cuiabá. “No ano de 2010 foram 3667 autos de inflação lavrados para veículos estacionados sobre o passeio; é uma luta dura e muitas vezes anônima, pois a população desconhece o esforço dos agentes de trânsito em coibir esse tipo de infração, porem é encarada com determinação pela nossa fiscalização.” declarou o coordenador Rogério Taques.

  

Mais informações:
3315 4229 ou 8448 8531