Mobilidade Urbana /

09 de Agosto de 2012 10h30

SMTU fará blitz educativa em comemoração ao dia dos pais

09/08/2012

Cléverson Brandão e Marcio Guimarães - SMTU (65) 3


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá  (SMTU) realiza nesta sexta-feira (10-08), uma blitz educativa alusiva ao dia dos pais, com o tema “Neste dia dos pais dê uma goleada de bons exemplos no trânsito”. Com a ação, a SMTU visa orientar e conscientizar condutores e pedestres quanto à importância da boa conduta no trânsito, como forma de prevenir acidentes e responsabilidades civis e criminais decorrentes de acidentes. Para isso, serão entregues panfletos contendo dicas para que o condutor dê um “show de bola no trânsito”.

O panfleto contêm informações onde busca fazer o condutor refletir que todos são pedestres, bem como a importância de se respeitar a preferência dele  na faixa de segurança,  o respeito a sinalização vertical e horizontal, as orientações e ordens dos agentes da autoridade de transito, uso do cinto de segurança, não parar em fila dupla, além de nunca fechar os cruzamentos. Para dar segurança ao evento, cerca de 30 agentes de trânsito estarão distribuídos pelos três pontos definidos pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

Os três pontos escolhidos para a ação são, Praça 08 de Abril, Avenida Coronel Escolástico em frente da igreja são Benedito e Avenida Historiador Rubens de Mendonça na praça Ulisses Guimarães. Com esta ação a SMTU, chama a atenção dos condutores para uma conduta consciente e precavida, resguardando se de prejuízos e ações decorrentes de acidentes perfeitamente evitáveis, bastando para isso paciência e prevenção, aliado a estratégia na escolha de rotas a seguir.

Segundo estudo divulgado recentemente pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso n(UFMT), Cuiabá possui, atualmente, quatro vezes mais veículos do que suas vias suportam. Outro fator preocupante são os veículos de Várzea Grande, aproximadamente 115.000 mil unidades registradas, que em sua maioria roda em Cuiabá.

Nos últimos 30 anos, foram poucos os investimentos em novas vias de trânsito, podendo se destacar nesse período duas grandes obras de mobilidade, as Avenidas Miguel Sutil (Perimetral), e a Avenida das Torres. As obras de mobilidade urbana para Copa de 2014 vieram como redenção ao trânsito da capital.

Porém, os transtornos provocados na cidade para realização de obras de mobilidade urbana, como a construção de trincheiras e viadutos na perimetral, tem exigido muito mais paciência dos condutores. Isso sem contar o anúncio de obras na região do Coxipó, aliado ao início da construção de um novo modal do transporte público.

Para reduzir o stress e os transtornos causados pelas obras, os condutores precisam reprogramar suas viagens, sair para o seu destino mais cedo, repensar rotas e, principalmente, respeitar a sinalização e obedecer aos comandos dos agentes da Autoridade de Trânsito. “Essas ações (blitz) contribuem em muito com os condutores, na medida em que chama atenção à necessidade de uma conduta preventiva no transito, gerando exemplo aos filhos, os futuros condutores. Pai você é eternamente responsável pelo que deixa para seus filhos”, afirma o secretario de Trânsito e Transportes, Josemar Sobrinho.