/

11 de Maio de 2012 14h23

SMTU e Batalhão de Trânsito farão campanha educativa para coibir o fechamento de cruzamentos durante os horários de pico

11/05/2012

Marcio Guimarães e Cléverson Brandão – Assessoria


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Policia Militar, lançam na segunda-feira (14-05), campanha educativa com o intuito de orientar os condutores a não fechar os cruzamentos na área central da capital. Os condutores serão orientados a não parar nos cruzamentos. A campanha intitulada “Não caia na rede, nunca feche cruzamentos”, foi idealizada após estudo da secretaria, que constatou que grande parte dos congestionamentos nas vias centrais é causado por motoristas fechando cruzamentos.

Durante este final de semana, 12 e 13 de Maio, será feita a pintura das áreas dos cruzamentos. Trata-se de informativo visual feito com tinta específica e refletiva para alertar os condutores onde não podem parar e estacionar seus veículos. Assim, a campanha quer informar e educar os condutores quanto à necessidade da contribuição para garantir fluidez ao trânsito nas vias centrais. Trânsito que aumentou significativamente na primeira semana de maio, com as primeiras interdições para obras da Copa do Mundo de 2014.

Espelhada na cidade de São Paulo, onde vários cruzamentos são assim sinalizados, a SMTU delimitou as áreas a serem pintadas. Os cruzamentos da avenida Generoso Ponce com as vias Tenente Cel. Duarte, 13 de Junho e Joaquim Murtinho foram os primeiros a receber a sinalização. Também foram demarcados os cruzamentos da Rua Barão de Melgaço com as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas.  Na última quinta-feira, receberam demarcação as intersecções das avenidas Coronel Escolástico e Tenente Coronel Duarte.

O Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 182-VII enquadra como infração de trânsito e pune com quatro pontos na carteira de habilitação - CNH, o condutor que parar seu veículo na área de cruzamento de vias, ainda que o sinal esteja verde para ele. Tal atitude prejudica enormemente a circulação de veículos e pedestres. Para que a lei seja cumprida, agentes da autoridade de trânsito civis e militares, estarão nos cruzamentos alertando os motoristas e inibindo tal conduta. “Iremos orientar e alertar os motoristas a não trancar os cruzamentos e os agentes de trânsito bem como os policiais militares lavrarão auto de infração de trânsito para aqueles que insistirem em desrespeitar o Código de trânsito”, afirmou Rogério Taques, coordenador de trânsito de Cuiabá.