Mobilidade Urbana /

24 de Agosto de 2011 14h45

SMTU conscientiza crianças sobre os riscos do trânsito

24/08/2011

Marcio Guimarães/Da assessoria

Os palhaçinhos da secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU, Gilika e Ximbica, continuam o trabalho de conscientização das crianças sobre os riscos do trânsito, dando um tratamento descontraído e com muito humor a temas sérios. O colégio Master Jr. recebeu os palhacinhos nesta terça-feira (23-08), e os teatros foram direcionados para crianças de 6 a 8 anos, e funcionários da instituição.

Um dos temas discutidos durante o teatro foi que, atravessar a rua sobre a faixa de pedestres é o único local seguro para se fazer a travessia. Também foi recomendado às crianças que o uso do cinto de segurança é o comportamento mais seguro dentro do carro. Usar sempre o cinto de segurança (tanto no banco dianteiro quanto no traseiro), não atrapalhar o motorista e manter os membros para dentro do veículo, também integram a lista de recomendações às crianças.

Para a secretária Rosane Maria Schmeing, a educação para o trânsito deveria ser matéria obrigatória. “A conscientização começa nessa idade: quando a criança aprende o certo e o errado no trânsito, acaba levando essa informação para casa; se o pai comete uma infração e é alertado pelo filho,  dificilmente ele repetirá o erro. Acredito que a educação para o trânsito deveria ser matéria obrigatória para todas as crianças, porque todas fazem parte do trânsito, seja de carro, de moto ou caminhando, todas andam pelas ruas”.

A SMTU lembra que as palestras e teatros para o trânsito são gratuitos, e que os interessados em participar do programa precisam entrar em contato com o setor de Educação para o Trânsito através do telefone 3315-4222.


Mais informações: 
3315-4229