/

31 de Agosto de 2012 11h30

SMTU alerta para as interdições parciais para a Parada da Diversidade Sexual nesta sexta-feira

31/08/2012

Cléverson Brandão - (65) 3315-4229


A Secretaria Municipal de Trânsito e transporte Urbano (SMTU) informa à população que nesta sexta-feira (31) será realizada a passeata da diversidade sexual e, por isso, algumas medidas serão tomadas para organizar o trânsito. A concentração do evento será na Avenida Mato grosso, a partir das 13h30 e saída às 15h00, em direção à Praça das Bandeiras na Avenida do CPA.
 

No horário estabelecido para a concentração na Avenida Mato Grosso, os veículos que estiverem subindo a avenida deverão entrar no segundo semáforo à direita, na Rua Desembargador José de Mesquita, até ao segundo cruzamento, virar à esquerda na Rua Tenente Eulálio Guerra, até atingir a Rua Manuela Leopoldino ou a Presidente Marques. 

Para quem estiver trafegando vindo da Avenida Getúlio Vargas no horário da concentração, poderá descer a Avenida Mato Grosso, pois a concentração será no sentido de quem sobe. Os participantes estarão separados do fluxo de veículos por barreira física, disposta no canteiro central. 

Às 15h00 deverá iniciar-se a passeata, que descerá a Mato Grosso, na contra mão, atingindo a Rubens de Mendonça e subirá no sentido CPA, também na contra mão do fluxo de veículos, liberando a Avenida Mato Grosso assim que o carro de retaguarda deixar a avenida. 

Após o início da passeata, os veículos que estiverem descendo a Avenida do CPA serão desviados para a direita em quatro pontos, à medida que os participantes subam a avenida, começando do sentido centro bairro: 

- 1º à direita - para a Avenida Miguel Sutil no viaduto; 

Atingindo a frente da Polícia Federal o desvio será:
- 2º à direita – na Rua Luiz Felipe Entrada para o hospital Júlio Mulher, Bairro Alvorada;

Atingindo o edifício Quim Elizabete, o desvio será:
- 3º à direita – Avenida Hélio Hermínio Ribeiro Torquato da Silva, lateral do TRT; 

Atingindo o mercado Comper, o desvio será:
- 4º Rua C, via de acesso ao palácio Paiaguás; 

O motivo para se utilizar o sentido do contra fluxo dos veículos na Avenida do CPA para a realização da passeata, se justifica pelo fato de que no sentido normal (Centro Bairro), praticamente não há opções de desvio para o fluxo de veículos, e em especial para o transporte coletivo, fato que determinou a escolha da pista que se dará a caminhada na via. 

Todos os participantes deverão estar acomodados na Praça das Bandeiras até as 16h30. Não será permitido o fechamento das vias de acesso à praça, devendo o trânsito estar totalmente liberado até as 16h45. 

A SMTU solicita a compreensão de todos, e informa que, em conjunto com a Polícia Militar está agindo para minimizar os transtornos inerentes a um evento desse porte. Metade do efetivo da Secretaria de Trânsito será empregado, além de 07 viaturas da PM, vinte militares, orientando quanto ao melhor trajeto e fazendo a segurança de todos. 

Segundo os organizadores, está prevista a participação de cerca de quatro mil pessoas diretamente. O cidadão também poderá contribuir com o evento e a segurança, evitando o trecho da Avenida Mato Grosso até a Avenida Rubens de Mendonça na altura da entrada do palácio do governo do estado, no período das 13h30 até as 16h45. 

Portanto nesta sexta-feira no período da tarde muita paciência e atenção na região da Avenida do CPA, para que não haja incidentes com possíveis graves implicações para os envolvidos, sejam pedestres ou condutores. A segurança no transito é resultado de preparo, atenção e respeito à sinalização, lembrando que todos nos somos pedestres.