Mobilidade Urbana /

03 de Junho de 2011 14h33

Sispumc estuda proposta salarial da Prefeitura

03/06/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Em reunião hoje (03-06) no Salão Nobre da Prefeitura, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Cuiabá – Sispumc avaliaram uma proposta salarial apresentada pelo secretário de Governo da Prefeitura, Lamartine Godoy, em nome do prefeito Chico Galindo. O presidente do Sispumc, Jaime Metelo, e os vereadores Júlio Pinheiro (presidente do Legislativo cuiabano), Adevair Cabral e Lúdio Cabral participaram dos debates. Nova rodada de discussão da proposta foi marcada para a próxima sexta-feira (10-06) às 9 horas, também no Palácio Alencastro, quando os sindicalistas esperam chegar a um consenso.

O prefeito Chico Galindo afirmou que a proposta da Prefeitura contém avanços significativos para o funcionalismo municipal. "O modelo que apresentamos é de progresso, pois os índices são diferentes. A proposta contempla o servidor  principalmente quanto à sua qualificação e aposentadoria. Mas é natural que as conversações tenham sequência; isto, inclusive, faz parte do processo democrático. Enfim, é importante que tudo seja discutido, avaliado. Para isto, marcamos nova reunião com o objetivo de fechar um acordo satisfatório a todos".

Segundo a sindicalista Maria Ângela Martins, vice-presidente do Sispumc, o servidor busca ascensão na carreira, item contemplado pela proposta apresentada pelo sindicato, que abrange todas as categorias do funcionalismo público municipal. "A Prefeitura fez sua proposta e é preciso que ela seja avaliada pelos colegas. Cabe a eles decidir se aceitam ou não".

No entendimento da secretária de Gestão da Prefeitura, Adriana Paula Barbosa, houve avanços na proposta apresentada ao Sispumc. "O que diz respeito ao período de seis anos que o servidor esperava para progredir na carreira com curso superior. Pela nova proposta, depois de apresentar o diploma superior, tem o rejuste automaticamente incorporado ao salário na folha seguinte. Por exemplo: um auxiliar de nível fundamental, com salário médio de R$ 683,00 reais, ao concluir nível superior em qualquer área passa a receber R$ 853 reais na folha seguinte. É um avanço para o setor, somado-se à manutenção dos adicionais de hora extra, noturno, insalubridade. Propomos a recomposição inflacionária em fevereiro, mais o aumento real em 2011 (4%), 2012 (13%) e 2014 (13%), além do aumento real (inflação)".