/

18 de Setembro de 2013 11h19

Semana do Trânsito tem como foco a redução do número de acidentes

18/09/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá lançou hoje (18) a Semana do Trânsito, campanha que visa à promoção da educação no trânsito, na Praça Alencastro. A programação conta com gincana entre escolas municipais e orientações sobre trânsito seguro na “Cidade Mirim”.

Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, a educação para o trânsito começa com as crianças. “São elas que vão transmitir e influenciar pais e familiares sobre a segurança e a educação no trânsito, por isso o evento é voltado principalmente para as crianças”, comentou.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria, Jadyr Lima, o público-alvo da campanha são alunos de 8 a 12 anos. “É nessa faixa etária que eles absorvem melhor as orientações e desejamos, com isso, termos melhores motoristas no futuro”, explicou.

Neste primeiro dia de campanha, participaram alunos do coral Sonhos da escola municipal Elza Luiza Esteves. Eles assistiram a uma peça de teatro com orientações sobre trânsito seguro e em seguida puderam passear pela “Cidade Mirim”, pintada na praça e com todas as dicas para educação no trânsito.

“É muito legal receber as dicas dessa forma, a gente aprende brincando e pode ensinar e repassar para nossos pais, ou quem mais quiser saber”, disse Eduarda Souto, 10 anos, aluna do coral.

Outro ponto destacado pela campanha é a necessidade de redução no número de acidentes de trânsito na capital mato-grossense.

Conforme dados da Secretaria, em 2012 ocorreram 6.727 acidentes de trânsito, com 3.927 mortos. Este ano, até 31 de agosto, foram registrados 4.107 acidentes. O Pronto Socorro Municipal atende cerca de 900 acidentados por mês, sendo 80% acidentados de motocicletas. Em média, uma pessoa morre por dia, em Cuiabá, vítima de acidente.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Kellen Arthur Preza Nogueira, destacou que Cuiabá é uma das cidades mais violentas no trânsito, daí a importância da conscientização dos motoristas para a segurança ao dirigir. “Todos são responsáveis pelo sistema de trânsito e pela segurança nas vias”, disse.

Participaram da abertura da Semana do Trânsito os secretários municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, e a comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, major Grasielle Bugalho.

Confira a programação da Semana do Trânsito.

Veja fotos do evento.