Mobilidade Urbana /

17 de Dezembro de 2010 15h06

Secretário Edivá Alves anuncia retorno dos radares eletrônicos

17/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O secretário Municipal de Trânsito Urbano de Cuiabá - SMTU, Edivá Alves, disse hoje (17-12) durante a cerimônia de lançamento do convênio que visa à substituição das lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas LED dos semáforos da Capital, que o retorno dos radares eletrônicos faz parte de um projeto técnico que a Prefeitura desenvolve e que deve ser implementado brevemente. "Temos nos defrontado com um sem número de mortes no trânsito da cidade, a maioria por atropelamento. Isso poderia ser evitado com a instalação dos radares de velocidade máxima permitida em determinados trechos".

Os semáforos centrais e das principais avenidas também contarão com dispositivo para fotografar quem avançar o sinal vermelho. Edivá lamenta o desrespeito aos limites de segurança impostos ao tráfego na área urbana, numa cidade que registra, a cada dia, um trânsito cada mais pesado e perigoso. "Hoje mesmo, ao vir pra cá, presenciei mais um saldo triste de atropelamento. Uma vítima fatal jazia no asfalto. Infelizmente, acidentes semelhantes se tornaram repetitivos na cidade, facilitados pela ausência de radares. Os equipamentos eletrônicos que penalizam os infratores com pontos na CNH inibem transgressões das normas do trânsito", enfatizou.

Sobre a instalação de lâmpadas LED nos semáforos da Capital, o secretário opinou que esta é outra medida importante para garantir maior segurança no trânsito. "O sistema antigo de iluminação dos semáforos de Cuiabá é falho, não oferece a visibilidade necessária para saber se o sinal está verde, amarelo ou vermelho. Já as lâmpadas LED, presentes em alguns pontos da Capital, evidenciam luminosidade suficiente para que motoristas e pedestres tenham esta leitura em qualquer posição em que se encontrem. A parceria entre Prefeitura e Rede Cemat traz comodidade dupla a motoristas e pedestres. De longe é possível visualizar a cor do sinal", explicou.

O secretário parabenizou a Rede Cemat pela iniciativa de estabelecer uma parceria do gênero com a Prefeitura de Cuiabá, o que demonstra a preocupação da empresa com a segurança da comunidade. "Pelo Município, só temos que aplaudir mais esta parceria firmada em prol de melhorias na Capital. Uma das muitas que o prefeito Chico Galindo começa a estabelecer, apesar do pouco tempo de mandato. A substituição das lâmpadas dos semáforos pelas avançadas LED trará mais segurança a quem transita pelas ruas, seja de carro ou a pé. Isso é muito importante", enfatizou.