/

07 de Agosto de 2013 14h46

Prefeitura, Secopa e Consórcio VLT discutem medidas para menor impacto no trânsito

07/08/2013

Carol Sanford

Por conta do avanço das obras para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), técnicos da Prefeitura de Cuiabá, Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e do Consórcio VLT se reuniram hoje (7) para buscar alternativas que diminuam os impactos no trânsito.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) destacaram algumas interdições realizadas pelo Consórcio em horários de pico nas Avenidas Tenente Coronel Duarte e Historiador Rubens de Mendonça que comprometem ainda mais o trânsito.

O Consórcio se comprometeu a avisar antecipadamente a SMTU quando novas interdições para as obras forem realizadas, para que assim, agentes de trânsito sejam deslocados a fim de orientar os motoristas e diminuir o impacto no fluxo do local.

“Este é um momento delicado, pois as obras precisam continuar e a população não pode sofrer tanto. Por isso, é preciso que façamos um esforço conjunto para garantir que as obras tenham o menor impacto possível no trânsito e na rotina das pessoas”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo.

O Consórcio informou que as Avenidas XV de Novembro, Prainha e CPA devem sofrer ainda mais intervenções assim que iniciarem as obras de drenagem para a instalação da via permanente do VLT. “Nos comprometemos também a retirar as interdições sempre que houverem interrupções parciais nas obras e buscar os melhores horários, sempre que possível, para realizar essas interdições”, disse o engenheiro do Consórcio VLT, Lucivan Almeida.

“Precisamos da maior comunicação e interação possível entre os setores. É inevitável que as obras tragam impactos, mas é necessário que eles sejam menores e que não afetem tanto os cuiabanos”, destacou o assessor técnico da Secopa, Josemar Araújo Sobrinho.

Outro ponto discutido foi a necessidade de recapeamento nas avenidas, já que o fluxo ficará mais concentrado, devido ao fechamento de uma via de cada lado dos canteiros. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Secopa farão uma vistoria nos locais para avaliar as necessidades de cada trecho.

A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos e participaram o secretário da pasta, Antenor Figueiredo, o assessor técnico da Secopa, Josemar Araújo Sobrinho, o diretor de trânsito da secretaria, Carlos Dantas, o coordenador de trânsito Michel Diniz, o diretor de transporte, Leopoldino Pereira, o diretor de engenharia, Celso Albuquerque, o engenheiro civil do Consórcio, Lucivan Almeida, e o gerente de contratos, Roberto Ubirajara.