Mobilidade Urbana /

24 de Outubro de 2013 15h14

Prefeitura melhora sinalização para proteger estudantes de Cuiabá

24/10/2013

Evelyn Ribeiro

Atendendo a uma solicitação dos moradores e da comunidade escolar, a Prefeitura de Cuiabá fez a sinalização de trânsito nas proximidades da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Industriário. Foram instaladas placa de sinalização horizontal, vertical e faixas de pedestres para facilitar a travessia de cerca de 400 alunos com idade entre 9 a 10 anos que frequentam as aulas nos períodos matutino e vespertino.

A escola Darcy Ribeiro está localizada próxima à Rodovia BR-364, principal via de acesso a vários bairros da regional sul, onde o tráfego de veículos é intenso. Durante a semana a escola realizou uma programação voltada para a educação no trânsito que inclui a conscientização dos pais e alunos. As crianças puderam acompanhar na prática situações do cotidiano no trânsito, através do Projeto Cidade Mirim da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU).

As atividades foram encerradas nesta quinta-feira (24), com apresentações culturais e encenação do grupo de Teatro Cena Onze. De acordo com o coordenador pedagógico Valdir Xavier, o problema de sinalização foi discutido com os pais no ano passado, como tema a ser trabalhado e solucionado. “Tivemos casos de alunos que por conta de acidentes se tornaram especiais e não queremos que casos como estes se repitam por conta da imprudência, tanto do condutor como do pedestre. As orientações contribuem para o aprendizado deles”.

Representando a turma do 4º ano, Emilly Vitória, de 9 anos, conta que já presenciou casos de imprudência próximos à escola e que aprendeu muito nesta semana sobre como preveni-los. “Meu pai não tem carro, mas mesmo como pedestres temos que nos conscientizar para atravessar certinho”, disse.  

De acordo com o secretário-adjunto de Trânsito e Transporte, Thiago França, o projeto correspondeu às expectativas e a ideia é levar o  “Cidade Mirim” para outras escolas. “A soma de esforços do poder público contribui para uma nova realidade no trânsito e ações como esta tem que ser permanentes”.