Mobilidade Urbana /

01 de Abril de 2011 09h00

Prefeitura garante segurança a população durante a Corrida Bom Jesus de Cuiabá

01/04/2011

Cléverson Brandão/Assessoria-SMTU

 

Uma pesquisa americana revelou recentemente que a prática de exercícios aeróbicos, com destaque para a corrida, promove benefícios físicos generalizados. Dentre os 500 participantes da pesquisa com mais de 50 anos de idade, avaliados durante 20 anos, 34% dos não-praticantes de atividade física haviam morrido, enquanto que entre os corredores freqüentes esse número era de apenas 15%. Esse resultado não surge por acaso. A prática de uma atividade aeróbica como a corrida traz inúmeros benefícios para o corpo, tanto do homem quanto da mulher, em todas as idades. 
 
A corrida influencia de modo diferenciado em cada fase da vida, para adolescentes estimula a prática de hábitos saudáveis e, com o passar do tempo, garante uma vida tranqüila na velhice. Para adultos, diminui a tensão e o estresse, melhora a tolerância, diminui riscos de doenças e facilita o gerenciamento do repouso e descanso. Em idosos, melhora o condicionamento físico e a auto-estima, diminui riscos de ansiedade e depressão. Pode auxiliar inclusive nos possíveis tratamentos clínicos de osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade, além de prevenir riscos de queda, melhorando o equilíbrio e a consciência corporal.

 

Cuiabá  é considerada ideal para as corridas de rua devido a sua topografia, hora com longas descidas hora com subidas desafiadoras, exigindo dos participantes além de preparo, estratégia. Confirmando sua vocação para os esportes de rua, Cuiabá confirma a realização de mais uma corrida pedestre de rua, “A Corrida Bom Jesus de Cuiabá” criada originalmente com o nome de Corrida 08 de Abril, na década de 70, fará parte das comemorações dos 292 anos de fundação de Cuiabá.

 

Dante de Oliveira, em 1986, baixou decreto oficializando o percurso, distância e premiação. A prova já consagrou vários atletas. Em suas primeiras edições contava quase que exclusivamente com atletas da capital e Várzea Grande, porém com o passar dos anos, o evento ganhou corpo e respeito, e hoje atrai participantes de todas as partes do pais.

 

O Secretario de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU, Edivá Alves, informa que para garantir a segurança de todos os participantes e espectadores,  disponibilizará todo o seu efetivo de fiscais de trânsito que, em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Municipal, farão o controle do trânsito, orientando a população quando ao melhor caminho a seguir. 

A SMTU também estará disponibilizará agentes de transporte para orientar quanto ao transporte coletivo. Durante a passagem dos competidores o trânsito será interrompido, sendo liberado assim que os corredores passarem. Será um pequeno contratempo aos motoristas de domingo para que a população possa sair de casa com segurança, e levar seus filhos para travar contato com essa geração saudável e ativa. “Correr não requer equipamentos especiais,  a não ser um par de tênis, short e camiseta é o que alguém precisa para começar a correr. Dá para praticar ao ar livre e ainda é uma ótima maneira de emagrecer, aumentar o fôlego e melhorar a saúde, além de exemplificar aos filhos. Pode ir às ruas que nos garantimos a segurança e a ordem para todos”, afirma o secretário da SMTU.

 

A Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá acontecerá no dia três de abril (03-04), domingo, com um público participante estimado em 2000 pessoas. A concentração dos atletas será às 07:00h na Praça 8 de Abril, e a largada será na Avenida Isaac Povoas, na altura da mesma praça, seguindo em direção à Av. Tenente Cel. Duarte (Prainha), Av. Rubens de Mendonça, retornando no contorno do Supermercado Comper da Avenida do CPA seguindo em direção à Av. Mato Grosso, Av. Presidente Marques, Av. Getúlio Vargas e retornando a Praça 8 de Abril.  
 

Mais informações:
3315-4229