Arquivo

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída em abril de 2012 pela Lei Federal no 12.587, tem como finalidade, entre outras proposições, fomentar a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade das pessoas e cargas. A PNMU traz princípios, diretrizes e objetivos que orientam o planejamento e a implantação das mudanças necessárias.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana está fundamentada em 9 princípios, 8 diretrizes e 5 objetivos. Os princípios são:

I. Acessibilidade universal;

II. Desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais;

III. Equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo;

IV. Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;

V. Gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana;

VI. Segurança nos deslocamentos das pessoas;

VII. Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços;

VIII. Equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; e

IX. Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana.

Ela tem como diretrizes importantes a prioridade dos modos de transporte ativos sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual, a mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos urbanos de pessoas e cargas na cidade, além do incentivo ao desenvolvimento científico tecnológico e ao uso de energias renováveis menos poluentes.

Municípios com mais de 20 mil habitantes ou pertencentes a regiões metropolitanas são obrigados pela lei a apresentarem e implantarem planos de mobilidade urbana. 

Em 2021, o Consórcio Cuiabá em Movimento iniciou as atividades para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá – PlanMob Cuiabá em 2021. Ao longo do ano passado foram realizados levantamentos de dados e informações referentes à mobilidade urbana do município, junto aos diversos órgão municipais. De forma a complementar as informações, foram realizadas diversas pesquisas de campo, de características qualitativas e quantitativas, no sistema de transporte coletivo, no sistema viário e na circulação de pedestres, ciclistas e veículos.

 

Participe e contribua você também com o plano de mobilidade urbana de Cuiabá.

 

CLIQUE AQUI E RESPONDA A PESQUISA SOBRE QUESTÕES DIVERSAS DA MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA DE CUIABÁ.