Mobilidade Urbana / Bike na Rua

17 de Fevereiro de 2014 14h50

Passeio ciclístico da prefeitura reúne 300 ciclistas em circuito de lazer

17/02/2014

CAROL SANFORD

Michel Alvim

Arquivo

Cerca de 300 ciclistas participaram no domingo (16) do 1º passeio ciclístico “Bike na Rua”, promovido pela Prefeitura de Cuiabá. Realizado na Avenida Beira Rio, o evento reuniu famílias e promoveu a educação no trânsito, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, disse que o evento teve o sucesso esperado e acredita que mais passeios serão realizados. “A expectativa é de fazer essa atividade todos os domingos. É uma forma de incentivar o uso da bicicleta e de promover a educação no trânsito”, afirmou.

Para o comerciante Sérgio Urel, a iniciativa de incentivar a prática do ciclismo deve ser comemorada, pois além de reunir famílias, garante bem estar e saúde. “Comecei a andar de bicicleta há uns cinco anos, para emagrecer, e de lá para cá não parei mais. Tenho sete bikes em casa que empresto para os amigos como uma forma de incentivar mais praticantes”, contou ele.

Sérgio faz parte do grupo “Pedal Extremo”, que promove grandes viagens de bicicleta, e também muitas vezes anda junto com outros grupos de ciclismo em Cuiabá.

O coordenador do setor de educação para o trânsito da Secretaria, Jadyr Lima de Moraes, disse que o evento alcançou o objetivo planejado. “Planejamos um circuito de 4,3 km como um espaço de lazer, saúde e entretenimento às famílias, amigos e sociedade em geral. Nosso objetivo foi promover a qualidade de vida por meio da prática desta atividade física que é um exercício tanto para o corpo quanto para a mente”, afirmou.

Durante o passeio foi realizado sorteio de bicicletas, capacetes e brindes. Também houve distribuição de água, aferição de pressão e as crianças puderam brincar em camas elásticas.

O evento contou com a segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito.