/

17 de Outubro de 2013 11h37

Orientações no trânsito diminuem número de multas em Cuiabá

17/10/2013

Carol Sanford

O trabalho de orientação dos agentes de trânsito da Prefeitura de Cuiabá resultou em uma diminuição no número de infrações e, consequentemente, de multas mensais aplicadas em motoristas.

A constatação é do secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, que destacou a atuação dos agentes, os chamados “Amarelinhos”, como fator principal na redução da necessidade de aplicação de penalidades por infrações no trânsito.

“No ano passado eram aplicadas cerca de 10 mil multas por mês; em 2013, a média mensal é de cinco mil. Isso significa que os agentes estão atuando cada vez mais na orientação e conscientização para a educação e segurança no trânsito. Essa redução mostra que o trabalho tem feito com que os motoristas respeitem as regras e evitem penalizações”, explicou Antenor.

A Secretaria conta com uma Coordenadoria de Educação para o Trânsito que, ao longo do ano, vem realizando constantemente blitz educativas em diversos locais da cidade, nas quais que os motoristas recebem instruções sobre as regras de trânsito pelos próprios agentes e através de panfletos informativos.

“As blitzes têm sido bastante efetivas, já que, além de orientar, transformam o perfil dos agentes, que são vistos muitas vezes como penalizadores, e agora passam a ser conhecidos também pela função de orientação”, destacou o secretário.

O setor também realiza a educação para o trânsito para crianças, atuando em escolas através de palestras e apresentações de teatro. “O nosso mascote, o Amarelito, faz um grande sucesso com a criançada, que desde cedo aprende sobre regras de sinalização e respeito no trânsito”, disse Antenor Figueiredo.

A coordenadoria irá realizar um ciclo de palestras na próxima semana, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, na escola municipal Senador Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Industriário. A escola também receberá uma réplica da Cidade Mirim, imitando ruas e sinalização viária, para que os alunos possam vivenciar a prática das atitudes corretas no trânsito, seja como motoristas, seja como pedestres.