/

27 de Fevereiro de 2012 17h39

Órgãos de Trânsito se unem em campanha volta às aulas

27/02/2012

Cléverson Brandão-SMTU

Para garantir a segurança das crianças na volta às aulas os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com circunscrição em Cuiabá, como o Batalhão de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual e Federal e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), capitaneados pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), uniram-se para realizar a campanha volta às aulas 2012.  

As ações começaram a ser desenvolvidas nas escolas particulares, onde o ano letivo começou na primeira quinzena de fevereiro. A SMTU desenvolve a blitz educativa, abordando condutores e pedestres com distribuição de panfletos orientativos quanto à boa conduta no trânsito.

Agora, numa segunda etapa e em conjunto, entidades executivas e fiscalizadoras unem-se com o objetivo de potencializar esforços, buscando alcançar um número bem maior de instituições de ensino.

Todos os parceiros integrados na campanha contribuirão de várias formas, uns promovendo a fiscalização ostensiva no entorno das instituições de ensino, outros com palestras, apresentações de vídeos artes cênicas etc, sempre buscando suscitar reflexões, incentivar discussões, e melhorar a segurança do trânsito na cidade.

Dentre os temas que serão abordados durante a campanha estão o uso do cinto de segurança, forma de se transportar crianças (cadeirinha), utilização da faixa de pedestres, respeito à sinalização, embarque e desembarque, uso do celular quando em movimento, observações e cuidados ao contratar serviço de transporte escolar.

Teatro Infantil

A SMTU, através da Diretoria de Trânsito e da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, realizou (27/02) com os agentes de trânsito Geny Martins e Mauro Gouvêa, respectivamente os palhacinhos Gilika e Ximbica, uma peça teatral intitulada “O Picolé Atropelado”, junto às escolas municipais, no período matutino e vespertino, horário em que a faixa etária é maior.

O teatro ilustra de forma humorada as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, enfatizando os desrespeitos às leis de trânsito, a falta de controle emocional diante de conflitos normais no trânsito, e a maneira correta de agir.

Clique aqui e confira o cronograma de apresentações teatrais: