/

23 de Fevereiro de 2011 09h00

Operação volta às aulas atua por mais segurança no trânsito

23/02/2011

Cléverson Brandão- Assessoria – SMTU

Órgãos do sistema nacional de trânsito com circunscrição em Cuiabá e Várzea Grande unem-se para realizar campanha volta às aulas

Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito como o DETRAN, Batalhão de Trânsito/PM, Guarda Municipal de Várzea Grande, Policia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito de Várzea Grande, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá - SMTU, estão desenvolvendo em conjunto a “Operação volta às aulas” de 2011.

 A campanha será desencadeada entre os dias 22 a 25 deste mês e visa orientar a comunidade escolar sobre a importância de se adotar conduta responsável no trânsito, a fim de preservar vidas e evitar acidentes. Além disso, ela tem a finalidade de sensibilizar condutores e pedestres quanto à importância de se manter uma conduta responsável no trânsito, no que tange ao respeito às leis de trânsito e em especial à utilização da faixa de pedestres a fim de promover a mobilidade num trânsito mais seguro.

Todos os parceiros integrados na campanha contribuirão de várias formas, uns promovendo a fiscalização ostensiva no entorno das instituições de ensino, outros com palestras, apresentações de vídeos artes cênicas etc, sempre buscando suscitar reflexões, incentivar discussões, e melhorar a segurança do trânsito na cidade.

Dentre os temas que serão abordados durante a campanha estão o uso do cinto de segurança, forma de se transportar crianças (cadeirinha), utilização da faixa de pedestres, respeito à sinalização, embarque e desembarque, uso do celular quando em movimento, observações e cuidados ao contratar serviço de transporte escolar.

A SMTU, através da Diretoria de Trânsito e da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, reaizará nesta semana, com os agentes de trânsito Geny e Mauro, respectivamente os palhacinhos Gilica e Ximbica, performances junto à comunidade estudantil nas escolas municipais, no período da manhã, e no período da tarde horário em que a faixa etária é maior. A campanha também prevê a realização de palestras por agentes de trânsito e, ao fina,l será aberta a participação dos alunos e professores.

No dia (22-02), tanto no período matutino como vespertino, a ação será realizada na escola Municipal Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé. No dia (23-02), na Escola Municipal Madre Marta Cerutti no bairro Bela Vista. No dia (24-02), na Escola Municipal Maria da Glória no Bairro Lixeira e no dia (25-02) na  Escola Municipal Tereza Lobo, no Bairro Dom Aquino.



Mais informações: 
3315 4229 – 8448 8531