Mobilidade Urbana /

18 de Novembro de 2010 10h04

Operação da SMTU retira veículos e equipamentos de locais proibidos

18/11/2010

Cléverson Brandão-Assessoria-SMTU

Com o objetivo de ordenar a utilização das vias públicas, retirando obstáculos à livre circulação de veículos e pedestres, teve prosseguimento no último sábado dia (13-11), uma operação denominada Guincho Limpa Cidade iniciada no dia (06-11). Por meio desta operação a prefeitura de Cuiabá utiliza equipes da SMTU para percorrerem as vias centrais da capital recolhendo caçambas mal estacionadas ou estacionadas em lugar proibido, veículos (sucatas) estacionados há muito tempo em um mesmo ponto, trailers estacionados em pontos de taxi ou de ônibus, além de outras irregularidades.

A última operação (13-11), que vem sendo realizada nas manhãs de sábado, foi liderada e pelo Secretario Edivá Alves e o Secretario Adjunto Jozemar Sobrinho, que percorreram as ruas de Cuiabá, acompanhando as equipes que recolheram caçambas na av. Issac Povoas, sucatas no bairro Bandeirantes e na região da igreja de São Benedito.

Até agora já foram recolhidos e encaminhados ao pátio da SMTU e DETRAN cerca de nove sucatas e seis caçambas. No último sábado, com a participação do Batalhão de Trânsito, dois policiais militares, em viatura própria, fizeram parte da equipe em conjunto com os fiscais de trânsito (amarelinhos).

Segundo o Secretario Adjunto, Jozemar Sobrinho, a operação só foi deflagrada após conversa com as empresas de locação de bota fora e proprietários de sucatas, às quais solicitou-se a retirada dos equipamentos dispostos de forma irregular nas ruas. Durante este contato foi dado um prazo às empresas, findo o qual os ficais deflagraram a operação. “Quem teve interesse em se regularizar teve prazo, quem não se interessou sofrerá as conseqüências; de agora em diante poderá buscar os equipamentos apreendidos nos pátios para onde foram encaminhados, mediante pagamento de multas e taxas”, explicou Sobrinho.

“A operação tem por objetivo disciplinar o uso dos espaços públicos reservados a estacionamento e parada de veículos de transporte coletivo e de aluguel. A primeira fase se concentra no entorno do centro da cidade, mas posteriormente ela será estendida aos bairros. A nossa intenção não é abarrotar os nossos pátios e sim mostrar aqueles que obstaculizam as vias públicas, que a SMTU agirá garantindo o direito de transitar de todos”, declarou o Secretario Edivá Alves.    

 

Mais informações:
3315 4229 – 8448 8531