Mobilidade Urbana /

15 de Junho de 2012 14h20

Novos agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá participam da aula de encerramento do curso preparatório

15/06/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá

O curso preparatório para os 179 novos agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá terminou, nesta sexta-feira (15/06), com uma aula de encerramento que reuniu três dos professores especialistas em trânsito, que ministraram aulas durante o curso. A premissa é de que os agentes atuem na fiscalização e orientação aos motoristas neste primeiro momento.

Para o especialista, José Duarte de Araújo, os motoristas precisam ser educados em relação ao trânsito, ainda mais neste período em que os problemas surgem por conta das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. “Os motoristas precisam ser educados, pois os problemas no trânsito são da falta de cultura da população. O motorista quer sempre chegar primeiro, isso precisa ser mudado”, disse.

“Além disso, é preciso enfocar na responsabilidade do agente de trânsito. Eles são a própria lei, então devem cumpri-la para que a população os respeite como agentes”, comentou José de Araújo.

O agente de trânsito, Jeancarlo Costa Campos, garantiu que adquiriu os conhecimentos necessários para uma boa atuação no trânsito da capital. Durante as aulas práticas, ele notou que ações corriqueiras dos motoristas precisam passar por mudanças. “Muitos esquecem de usar o cinto de segurança ou não respeitam a legislação que determina o uso da cadeirinha para as crianças. Estas coisas precisam ser orientadas”, contou.

Sobre os problemas no trânsito por conta das interdições para a Copa, Jeancarlo disse que será um desafio. “Mas estamos 100% preparados”, garantiu.

Entre os temas do curso, foram abordados o Código Nacional de Trânsito, Legislação, primeiros socorros, comportamento e aulas de campo. Foram seis semanas de aulas práticas e teóricas, num total de 400 horas/aula.

Empossados pelo prefeito da capital, Francisco Galindo, no dia  26 de abril, os novos agentes foram capacitados para atuar no controle e organização do trânsito e também na fiscalização do sistema de transporte da capital. Cabe a eles a função de orientar e disciplinar a mobilidade e garantir a acessibilidade dos munícipes em todo o perímetro urbano da capital.

A entrega dos certificados de conclusão no curso preparatório deve ser feita ainda este mês, com a presença do prefeito.

Os agentes irão atuar na SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), se juntando aos 67 agentes que já atuam na capital.